Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2004 - 11h03

Sindicato de atores nos EUA confirma favoritos para o Oscar

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

O filme "O Senhor do Anéis: o retorno do rei", a atriz sul-africana Charlize Theron e o ator americano Johnny Depp foram os principais premiados pelo Sindicato dos Atores (SAG, sigla em inglês) na noite de domingo (22).

A premiação do SAG é considerada como um prognóstico confiável para a atribuição dos Oscar.

Theron conquistou o prêmio de melhor atriz por sua atuação no filme "Monster" (Monstros), no qual teve que deixar de lado sua beleza para se transformar fisicamente, com dentes postiços e lentes de contato, e interpretar uma prostituta assassina, numa história baseada em fatos reais.

"Estou tão feliz e orgulhosa de ser uma atriz. Não saberia fazer outra coisa", declarou Theron.

A surpresa foi o triunfo do ator Johnny Depp por sua interpretação em "Piratas do Caribe", superando fortes concorrentes como Sean Penn por "Sobre Meninos e Lobo" e Bill Murray por "Encontros e Desencontros".

Tanto Theron quanto Depp estão na lista para o Oscar, nas categorias respectivas de melhor atriz e melhor ator.

"O Senhor dos Anéis: o retorno do rei", dirigido pelo neozelandês Peter Jackson, conquistou o prêmio de melhor elenco.

Com 11 nomeações, o filme que retrata das aventuras dos Hobbits é o claro favorito ao prêmio mais prestigiado do cinema.

"Merecemos este prêmio, este filme merece todos os prêmios", disse o ator da trilogia John Rhys-Davies, após conhecer a vitória do filme baseado na novela de J.R.R. Tolkien.

O filme compete com "Mestre dos Mares" (10 indicações), "Sobre Meninos e Lobos", "Encontros e Desencontros" e "Seabiscuit - Alma de Herói".

Em 2003, os protagonistas de "Chicago", Richard Gere, Renée Zellweger e Catherine Zeta-Jones, conquistaram o prêmio de melhor elenco, e o filme obteve em seguida o Oscar de melhor filme.

Roteiro

Na noite de sábado (21), os filmes "Encontros e desencontros" e "Anti-herói Americano" foram os grandes vencedores da 56ª premiação do Sindicatos de Roteiristas dos Estados Unidos.

"Encontros e desencontros", escrito e dirigido por Sofia Coppola, recebeu o prêmio de melhor roteiro original, enquanto que "Anti-Herói Americano", escrito por Robert Pulcini e Shari Springer Berman, que se basearam nos quadrinhos e no romance de Harvey Pekar, obteve o prêmio de melhor roteiro adaptado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página