Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2004 - 08h13

DVD expõe início da beatlemania nos EUA

Publicidade

LÚCIO RIBEIRO
colunista da Folha

Tudo já deve ter sido dito sobre os Beatles. Qualquer habitante do planeta que ouviu sequer uma música na vida parece conhecer, hoje, pelo menos uma das incontáveis histórias sobre a mais famosa banda de todos os tempos. Já em fevereiro de 1964, com a beatlemania batendo à porta dos EUA, havia um senhor americano que em plena Nova York não tinha idéia de quem eram os ingleses John, Paul, George e Ringo.

Exatos 40 anos depois, a história do encontro quase casual desse sujeito com os quatro rapazes de Liverpool ganha um saboroso DVD chamado "The Beatles - The First US Visit", documentário que está sendo lançado mundialmente neste mês, por causa da grandiosa efeméride.

O tal senhor, o cinegrafista Albert Maysles, recebeu um telefonema da rede britânica Granada Television. A TV queria que Albert e seu irmão sonoplasta, David, seguissem os Beatles em Nova York e depois Washington, onde eles fariam sua primeira performance pública na América. Antes de topar o trabalho, Albert tampou o bocal do telefone e perguntou ao irmão se ele já tinha ouvido falar do tal grupo inglês, para ver se valia a pena o trabalho.

O que aconteceria nas duas semanas que se seguiram ao titubeante "sim" dos irmãos Maysles à Granada Television mudou para sempre a história da música pop e está contada com um frescor emocionante neste que é mais um dos lucrativos lançamentos acerca da banda que mais fatura anualmente no mundo, mesmo após seu fim, há mais de 30 anos.

O tal frescor, dos olhos de Albert Maysles diante dos Beatles e dos Beatles diante da conquista da América, é a alma deste documentário. Os irmãos ganharam as credenciais de bastidores mais valiosas da história da música e testemunharam a ruidosa recepção aos berros adolescentes dos Beatles em Nova York e as lendárias apresentações da banda no Ed Sullivan Show, então o minuto mais caro da TV americana.

A primeira das três aparições dos Beatles no programa de Sullivan rendeu uma audiência de 73 milhões de pessoas. Como comparação, e guardadas as diferenças televisivas de época, o programa de maior audiência da TV aberta americana é a série policial "CSI", que na semana passada foi vista por mais de 30 milhões.

Além dos Beatles em ação --o DVD traz cenas do primeiro show da "invasão inglesa", no Washington Coliseum--, o programa mostra os rapazes, aos 22 anos na média, como seres humanos "normais" diante de toda aquela histeria, em cenas de corredores de hotel, camarins, brincando com repórteres, conversando com crianças no trem e se divertindo em uma boate.

O DVD tem 81 minutos de documentário, um "making of" de quase uma hora com cenas inéditas e uma interessante entrevista recente com Albert Maysles, que quase seis anos após receber os Beatles filmaria outro seminal documentário: "Gimme Shelter", dos Rolling Stones.

"Percorri um longo caminho desde não saber nada sobre os Beatles até ouvir sua música, vê-los tocar e mostrar como eram naquele instante exato da história, quando viraram celebridades e conquistaram toda a nação."

Mesmo sabendo-se o tanto que iria vir depois de fevereiro de 1964, é engraçado pensar que aquelas palavras proferidas por Ed Sullivan ("Senhoras e senhores, os Beatles! Vamos recebê-los"), à la Silvio Santos, eram o início não-oficial da mais profunda manifestação cultural que a música jovem já forjou.

THE BEATLES - THE FIRST US VISIT
Artista:
The Beatles
Lançamento: EMI Music
Quanto: R$ 50, em média
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página