Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2004 - 19h07

Leia curiosidades sobre as indicações deste ano ao Oscar

Publicidade

da France Presse, em Hollywood

Veja algumas curiosidades sobre os indicados à 76ª edição do Oscar, cuja cerimônia acontece neste domingo em Hollywood, Los Angeles:

- O filme brasileiro "Cidade de Deus", sobre o tráfico de drogas na favela homônima carioca, é o primeiro filme da história do Oscar a ser indicado após ser apresentado no ano anterior e não ter concorrido em nenhuma categoria. Na edição passada, o filme foi apresentado na categoria Melhor Filme Estrangeiro, mas não foi indicado. Este ano concorre aos prêmios de Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado.

- A neozelandesa Keisha Castle-Hughes ("Encantadora de Baleias"), de 13 anos, é a atriz mais jovem da história a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. A francesa Isabelle Adjani era a detentora deste recorde desde 1975, quando foi indicada por "A História de Adele H", quando tinha 19 anos. Adolescentes mais jovens que a menina Keisha já ganharam um Oscar, mas na categoria Melhor Atriz Coadjuvante. Foi o caso da também neozelandesa Anna Paquin que, em 1993, então com 11 anos, ganhou o Oscar pelo papel em "O Piano".

- A atriz Diane Keaton, 58, indicada ao Oscar de Melhor Atriz por "Alguém Tem que Ceder", foi indicada ao prêmio em cada uma das últimas quatro décadas. Em 1977, ela ganhou o Oscar por sua interpretação em "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa".

- A cineasta Sofia Coppola (filha de Francis Ford Coppola), indicada ao Oscar de Melhor Diretor pelo filme "Encontros e Desencontros" é a primeira mulher a disputar o prêmio desde 1993, ano em que a neozelandesa Jane Campion ("O Piano") foi indicada. O vencedor naquele ano foi Steven Spielberg ("A Lista de Schindler").

- Se Sofia Coppola levar para casa algum dos Oscar a que seu filme concorre, sua família (contando com seu pai, Francis, e seu avô, Carmine) se tornará o segundo clã a ganhar uma estatueta em três gerações diferentes. O primeiro foi o dos Huston: Walter, John e Anjelica.

- "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei" é a segunda trilogia da história a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme. A primeira foi "O Poderoso Chefão", de Francis Ford Coppola, indicada em 1972, 1974 e 1990.

- Renée Zellweger, indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por "Cold Mountain", foi selecionada por três anos consecutivos ao Oscar: no ano passado, ao de Melhor Atriz pelo musical "Chicago" e em 2002 por "O Diário de Bridget Jones".

Especial
  • Fique por dentro da 76ª edição do Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página