Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2004 - 04h49

Painel revela complexidade da obra de Siodmak

Publicidade

INÁCIO ARAUJO
crítico da Folha

O Telecine Classic tem o hábito de programar vários filmes de um mesmo diretor (ou ator) no mesmo dia. Nem sempre é interessante, mas no caso de Robert Siodmak (1900-1973) a proposta para hoje é tudo o que se pode querer, devido à diversidade oferecida.

Vamos começar dizendo que Siodmak não é um sujeito com biografia simples. É um alemão nascido em Dresden que fez sua carreira na virada dos anos 30. Com a chegada de Hitler ao poder, passou a trabalhar na França. E com a invasão da França pela Alemanha, regressou afinal ao seu país.

É claro que esse périplo ainda poderá ser mais explorado, um dia, pelos canais a cabo. Mas a amostragem americana que nos é oferecida hoje já deixa tonto.

Começa por "Férias de Natal". Quem levar a sério título corre o risco de se decepcionar seriamente. Pior, também o elenco, Deanna Durbin e Gene Kelly, nos leva a crer em algo mais suave que a história de um casamento complicado entre uma jovem e um aristocrata mais que complicado. O filme é escrito por Herman Mankiewicz a partir de Somerset Maugham, e por aí já temos um leve indício de que não se trata de uma diversão familiar.

Mais próximo disso está "Mulher Satânica", aventura com Maria Montez em dois papéis. "Os Assassinos" é a obra-prima do lote, primor de "film noir", pela complexidade dos personagens e felicidade da execução.

Bem ambíguo, por fim, é "Deportado", em que um gângster é deportado dos EUA para sua Itália natal e, lá, é recebido como herói, ao final da guerra.

Já se vê por aí que, apesar de toda a diversidade típica do cinema de estúdio, Siodmak gostava de encarar filmes complexos. E, se não eram, até por um certo interesse, cuidava de assim torná-los --caso de "Mulher Satânica".

CICLO ROBERT SIODMAK - "Férias de Natal", 15h35. "Mulher Satânica", 17h15. "Os Assassinos", 18h30. "Deportado", 20h25. Quando: hoje, no Telecine Classic.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página