Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2004 - 18h34

Polícia dos EUA prende galerista que vendeu telas falsas de Gauguin

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O proprietário de uma galeria de arte de Nova York foi detido por ter falsificado e vendido pinturas atribuídas ao pintor francês Paul Gauguin.

A fraude foi descoberta quando as casas de leilões Sotheby's e Christie's ficaram sabendo que tinham a mesma tela para vender.

Ely Sakhai foi acusado ontem de ter falsificado várias telas, entre elas algumas de Pierre-Auguste Renoir e Marc Chagall.

Segundo uma investigação do FBI --polícia federal americana--, Sakhai comprava pinturas originais em leilões para mandar fazer cópias e vendê-las por milhões de dólares para particulares, vários deles na Ásia. Ele deixava passar vários anos para então vender as telas originais, normalmente em leilões públicos.

Onze obras falsificadas foram vendidas a uma mesma galeria de arte em Tóquio, entre elas uma tela de Renoir, "Jeune Femme S'Essuyant".

No entanto, foi a tela "Vase de Fleurs", de Gauguin, que levou à captura de Ely Sakhai. Ele apresentou a tela para leilão na Sotheby's no ano 2000 cobrando US$ 310 mil. No mesmo momento a Christie's leiloava uma cópia da mesma obra.

Sakhai é acusado de oito crimes e, se for condenado, pode ficar preso por 20 anos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página