Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2004 - 07h49

Paulo José e grupo Galpão levam "O Inspetor Geral" a Curitiba

Publicidade

GUSTAVO FIORATTI
do Guia da Folha

O grupo Galpão não tem pai, como brinca o diretor Paulo José, referindo-se à ausência de um diretor fixo no grupo. "E eu funciono agora como um pai postiço", explica, ao falar de seu atual trabalho como convidado junto à trupe mineira. Para o festival, essa parceria apresenta "O Inspetor Geral", montagem para o clássico do ucraniano Nicolai Gógol (1809-1852), que já estreou no Rio e em BH.

O humor com que a obra expõe alguns defeitos humanos veio a calhar mesmo em tempos tão distantes da época em que a peça foi escrita, em 1836, --e o Galpão queria rir dessas condições sociais que persistem sempre ligadas à corrupção.

O protagonista chega de viagem a uma província e é recebido por engano como um inspetor do governo russo. O verdadeiro inspetor estava realmente para chegar, mas incógnito, para poder avaliar as condições do lugar. Desconfiadas, as autoridades passam a bajular o sujeito errado: Klestacov, um funcionário público, que acaba tirando proveito da situação.

A novidade da montagem fica por conta do aprofundamento que o Galpão dá a cada personagem, a cada fala. "Por isso escolhemos um texto consagrado, porque decidimos por uma boa pesquisa de personagens", diz Paulo José. O timbre das vozes dos atores foi trabalhado exaustivamente para uma divertida estilização, que é acompanhada por canções russas conhecidas, como a folclórica "Olhos Negros". A música, aliás, está sempre presente, e a luz pontua marcantemente as cenas que correm entre os cubos de um cenário multifuncional.

O INSPETOR GERAL
Texto:
Nicolai Gogol
Direção: Paulo José
Dramaturgia: Cacá Brandão
Com: Antonio Edson, Chico Aníbal e Yara de Novaes
Onde: Guairão
Quando: dias 27 (21h30) e 28 (20h)
Quanto: R$ 20

Especial
  • Confira o que acontece no Festival de Teatro de Curitiba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página