Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2004 - 08h02

Felipe Hirsch leva a Curitiba "Temporada de Gripe"

Publicidade

JEFFERSON ALVES DE LIMA
do Guia da Folha

Se a história de Felipe Hirsch, 31, conta com uma insuspeita guinada, ela se deu no Festival de Teatro de Curitiba de 2000, precisamente no Fringe. Naquele ano, a mostra paralela trazia à cena "A Vida É Cheia de Som e Fúria" --cartão de visitas certeiro para revelar a que vinham Hirsch e sua companhia, a Sutil, liderada por Guilherme Weber. Foi a última vez que ele esteve no festival.

De lá até o retorno com "Temporada de Gripe", do norte-americano Will Eno, quatro anos e nove peças se passaram levando Hirsch de promissora revelação a notável nome no circuito Rio-São Paulo.

Nascido no Rio, o diretor que se mudou para Curitiba aos 13 anos, volta ao festival, aliás, via São Paulo. "Temporada de Gripe" é apresentada no material de divulgação como "drama; origem: São Paulo".

"Depois de 2000, as coisas caminharam de uma forma que muitas das minhas peças acabaram nem passando por Curitiba. O elenco de 'Temporada de Gripe' é todo paulista, só há uma atriz daqui", diz Hirsch, da casa de sua mãe na capital paranaense.

Além do elenco paulista, a peça, que estreou em setembro passado no teatro popular do Sesi, na avenida Paulista, teve toda a produção realizada na cidade. A montagem apresentada agora é a mesma. "Não fizemos alteração. Queremos que a peça reencontre o ritmo que alcançou no final da temporada."

Com Maria Alice Vergueiro à frente do elenco, o espetáculo conta, numa linguagem fragmentada, o romance de Homem (Joelson Medeiros) e Mulher (Maureen Miranda) num hospital psiquiátrico sob as intervenções de Prólogo (Leonardo Medeiros), Médico (Roney Facchini), Enfermeira (Alice Vergueiro) e de um Epílogo (Lavínia Pannúnzio). Para falar da peça, o encenador usa palavras como "difícil, refinada e árida".

Sobre o FTC, Hirsch destaca a concentração que ele alcança. "O festival abre essa janela para as peças aparecerem. Não só as peças de Curitiba. Há montagens do Rio que terminam não podendo fazer temporada em São Paulo e vice-versa."

TEMPORADA DE GRIPE
Texto:
Will Eno
Direção: Felipe Hirsch
Com: Maria Alice Vergueiro, Joelson Medeiros e Lavínia Pannunzio
Onde: Teatro da Reitoria
Quando: dias 25 (21h30), 26 (20h) e 27 (20h)
Quanto: R$ 20

Especial
  • Confira o que acontece no Festival de Teatro de Curitiba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página