Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2004 - 18h19

Brasil marca presença no 16º Festival de Cinema Latino de Toulouse

Publicidade

da France Presse, em Toulouse

"O Caminho das Nuvens", de Vicente Amorim, e "O Outro Lado da Rua", de Marcos Bernstein, estão entre os sete filmes em disputa ao prêmio máximo Coup de Coeur, do 16º Encontro de Cinema Latino-americano de Toulouse, na França, que começa hoje e vai até o próximo dia 28.

Os dois filmes brasileiros também concorrem ao Prêmio do Público Intramuros e ao Prêmio Fipresci (Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica).

Também concorrem ao Coup de Coeur os argentinos "Buena Vida Delivery", de Leonardo Di, e "Los Rubios", de Albertina Carri, o boliviano "Dependencia Sexual", de Rodrigo Bellot, o chileno "B-happy", de Gonzalo Justiniano, e o peruano "Los Días de Santiago", de Josué Méndez.

O evento, que premia filmes de ficção de longa e curta-metragens e documentários latino-americanos, será inaugurado nesta noite com a exibição do longa cubano "Suite Habana", de Fernando Pérez.

"O festival de Toulouse é acolhedor, há uma boa energia. Tem as exigências dos grandes encontros de cinema, sem os inconvenientes; é uma boa oportunidade para saber o que está se fazendo no cinema do nosso continente. Além disso, a cidade é bela e o povo, caloroso", disse a cineasta argentina Mariana Arruti, que disputa o prêmio com o documentário "Trelew", sobre uma fuga em massa de guerrilheiros argentinos, em 1972.

Entre os outros documentários na disputa estão o brasileiro "O Prisioneiro da Grade de Ferro", de Paulo Sacramento, o argentino "La Mecha", de Raúl Perrone, o colombiano "Fernando Vallejo La Desazón Suprema", de Luis Ospina, o americano "Señorita Extraviada", de Lourdes Portillo, o mexicano "La Pasión de María Elena", de Mercedes Moncada, o venezuelano "Jesús Soto, El Artista Cinético y Los Hombres Volaron de Tus Manos", de Marilda Vera.

Entre os curtas-metragens, são dez os filmes em disputa: os brasileiros "Boi", de Edu Felistoque e Neru Cerderira, e "Cega Seca", de Sofia Federico; os argentinos "Pic Nic", de Silvana Lope, e "100 Pesos", de Gustavo Taretto; os colombianos "Wendidali", de Diego Alvarez, e "Lúdica Macábrica", de Carlos Mogollón Fuentes; o cubano "José Manuel, El Televisor y La Mula", de Elsa Cornevin; os mexicanos "Zona Cero", de Carolina Rivas, e "Rebecca a Esas alturas", de Mariana Jauffred; e o peruano "Sólo un Cargador", de Juan Alejandro Ramírez.

A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 27, na Cinemateca de Toulouse. O filme que vai encerrar a mostra será o argentino "El Abrazo Partido", de Daniel Burman.

Fora de competição serão exibidos na mostra "Panorama" os brasileiros "Desmundo", de Alain Fresnot, "Filme de Amor", de Julio Bressane, e "O Vestido", de Paulo Thiago. "Lula, a jornada de um vencedor", de Cosme Coelho, "Nelson Freire", de João Moreira Salles, serão exibidos na mostra "Documentários".

Duas retrospectivas serão dedicadas ao cinema brasileiro: uma sobre o Cinema Novo e outra sobre o cineasta Jorge Furtado.

A mostra sobre Cinema Novo exibirá quatro filmes apresentados em Cannes e Berlim: "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha, "Vidas Secas" de Nelson Pereira dos Santos, "Ganga Zumba", de Cacá Diegues, e "Os Fuzis", de Ruy Guerra.

A seção dedicada ao diretor gaúcho exibirá sua filmografia de longas e curtas-metragens: "O Homem que Copiava", "Houve Uma Vez Dois Verões", "O Sanduíche", "Ângelo Anda Sumido", "Felicidade É", "A Matadeira", "Veja Bem", "Esta não é a sua Vida", "Ilha das Flores", "Barbosa", "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda", "Temporal", "Estrada", "Três Minutos" e "Memória".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página