Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2004 - 09h02

Leia algumas novidades sobre o Festival de Teatro de Curitiba

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Terceirização em 2005

O diretor-geral do Festival de Teatro de Curitiba, Victor Aronis, disse que a partir da edição do próximo ano alguns teatros privados da cidade poderão escolher os grupos que pretendem abrigar o Fringe.

É o caso do Ateliê de Criação Teatral (ACT), espaço coordenado pelo ator Luís Melo e destinado à pesquisa cênica. Seria uma forma de segmentar a programação conforme a identidade do palco escolhido. Indiretamente, o ACT já desenvolve um trabalho nesse sentido.

Invasão da Unicamp

Onze companhias e 13 espetáculos de Campinas desembarcam em Curitiba. A maioria das peças pertence a grupos oriundos do curso de Artes Cênicas da Universidade de Campinas, no bairro de Barão Geraldo, também endereço do Lume ("Café com Queijo"). Todos os grupos com a mesma sina da pesquisa de linguagem. Entre eles, Micrantos, Turma Zero Zero, Carranca, Les Commediens Tropicales, Obscênica Troupe, Tríade e do Santos.

"Godot" para crianças

Na programação infantil, que neste ano soma 16 peças nas duas mostras, há uma adaptação de "Esperando Godot", do irlandês Samuel Beckett. A diretora e responsável pela adaptação é Sheylli Caleffi.

Em "Faltou Luz, Mas Era Dia", ela e o grupo Cercênico desejam contar para um público maior de sete anos a história de dois amigos que buscam se distrair enquanto esperam por um encontro em um lugar. Em pauta, suas inseguranças, vida, morte e amizade.

Não religião

Além de exigir o registro profissional de boa parte dos atores dos grupos inscritos para o Fringe, a organização do festival se utilizou de outra modalidade de "filtro" para exercer alguns vetos: espetáculos considerados "religiosos".

À menor alusão às crenças, quer católica, evangélica ou espírita (essa última com produção bastante difundida em São Paulo), o projeto era rejeitado. A intenção foi evitar "aventureiros", segundo os realizadores do Fringe.

Especial
  • Confira o que acontece no Festival de Teatro de Curitiba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página