Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2004 - 13h22

Mundo árabe terá versão própria dos prêmios Grammy

Publicidade

da France Presse, em Dubai

O Oriente Médio terá sua própria versão dos Grammy, prêmios da indústria fonográfica americana, com os primeiros Prêmios da Música Árabe, festa que será celebrada em Dubai em 15 de maio, informaram os organizadores do evento hoje, quando anunciaram também a lista de indicados, que inclui árabes e ocidentais.

"A cerimônia de entrega dos Prêmios da Música Árabe será um divisor de águas na história da música árabe, pois as maiores, mais famosas e mais populares estrelas estarão em Dubai", disse a jornalistas Zaid Batal, produtor-executivo do evento.

Ele explicou que os indicados foram escolhidos pelo comitê-executivo da Federação Internacional da Indústria Fonográfica, que em fevereiro lançou uma Academia da Música Árabe, sediada em Dubai, para promover a música da região e proteger os direitos autorais dos artistas.

Segundo Batal, a partir de 15 de abril, o público terá a chance de votar nos indicados pela internet e através de mensagens de texto de aparelhos celulares.

Um mês depois, os vencedores serão anunciados durante cerimônia transmitida exclusivamente pela emissora saudita Middle East Broadcasting Corporation (MBC).

Os indicados foram divididos em quatro categorias: do Golfo, Levantino (referente ao Levante, região na costa leste do Mar Mediterrâneo), Egípcio e Norte-africano.

Entre os destaques do Levante estão as divas pop Elissa e Nancy Ajram, que causam polêmica em muitos países da região por suas performances provocantes.

Entre os homens, os favoritos são o popular cantor iraquiano Kazem al Saher e, na categoria Norte-africana, o argelino Cheb Mami, que recebeu duas indicações. Ele é famoso no Ocidente por seu dueto em "Desert Rose" com o cantor inglês Sting.

A estrela pop tunisina Zekra, assassinada pelo marido ciumento em novembro, foi indicada na categoria Melhor Álbum Norte-africano.

Entre as indicadas à categoria "Melhor Performance Moderna Árabe" está a sedutora libanesa Haifa Wehbi, com sua canção "Qalby Nar" (meu coração está pegando fogo, em tradução livre).

Os astros americanos Britney Spears e Justin Timberlake estão entre os indicados nas categorias dedicadas à música ocidental.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página