Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2004 - 06h13

Editoras oferecem mais de 5.000 títulos para crianças

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Crianças e adolescentes não têm com o que se preocupar: a Bienal traz mais de 5.000 opções de títulos recentes para escolha.

Os destaques incluem clássicos da literatura, novas edições de autores consagrados --Hans Christian Andersen e Esopo, por exemplo-- e best-sellers de brasileiros como Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Ziraldo.

Entre as obras clássicas, a editora Ática lança adaptação de Luc Lefort de "Os Miseráveis", de Victor Hugo, com ilustrações de Gérard Dubois. Bem-acabado, o livro traz apêndice com mapas e fotos de época do escritor francês, que viveu no século 19.

Além do tiro certeiro na aquisição de obras de autores conhecidos, o leitor pode tentar as novidades. Apesar da aparência descartável, alguns autores estrangeiros traduzidos para o público pré-adolescente valem a pena, como Lauren Child e o seu "Tipo Assim, Clarice Bean" (Ática) --com texto fluido, acerta ao falar a língua dos jovens brasileiros.

O público juvenil vai encontrar nos contos reunidos na antologia "De Primeira Viagem" (Cia. das Letras) uma oportunidade de conhecer autores como Ana Miranda, Joseph Conrad e Milton Hatoum, entre outros.

A poesia para crianças também está bem representada, como em "Menina Esquisita" (Projeto), da gaúcha estreante em literatura infantil Martha Medeiros, e "Aparências Enganam", de Tatiana Belinky (Cortez). Há também novas edições de Cecília Meirelles e Manuel Bandeira.

Para completar, há a oportunidade de se aventurar pela mitologia nacional com contos recolhidos por Luís da Câmara Cascudo (Global) e livros de Daniel Munduruku (FTD), um dos principais representantes da cultura indígena na literatura do país.

Especial
  • Saiba mais sobre a Bienal Internacional do Livro de São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página