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25/04/2004 - 08h40

Globo abre a sua programação na internet

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DANIEL CASTRO
Enviado especial da Folha de S.Paulo ao Rio

A Globo vai passar a exibir na internet, a partir de maio, quase toda a sua programação. Capítulos inteiros de novelas e edições integrais de telejornais poderão ser acessados por assinantes do portal Globo.com, da emissora, cerca de duas horas após suas exibições na televisão. No segundo semestre, devem entrar na rede novelas e minisséries antigas.

O acesso ao conteúdo será cobrado (R$ 24,90, incluindo provedor de acesso) e só estará disponível a assinantes de servidores de internet de alta velocidade (banda larga, como o Speedy), que custam a partir de R$ 80 por mês.

A Globo já exibe na internet vídeos com trechos do "Jornal Nacional" e de novelas, como "Celebridade". Segundo a Globo.com, os vídeos de "Celebridade" são acessados 789 mil vezes por mês. "Big Brother Brasil", que acabou no início do mês, chegou a ter 174,7 mil acessos de vídeos por dia (5,2 milhões por mês).

A partir de maio, a emissora oferecerá na íntegra todos os programas que ela produz e exibe em horário nobre, mais jogos do Campeonato Brasileiro. Dos programas de maior audiência, não estará disponível o "Domingão do Faustão". Também não estarão na Globo.com filmes, seriados importados e desenhos, dos quais a Globo não possui direitos para exibir na internet.

A decisão de abrir o conteúdo da Globo na internet antecipa em parte o que só iria ocorrer com a TV digital, que a própria emissora só prevê para depois de 2007. Isso porque pela Globo.com o usuário poderá ver TV na hora em que quiser e com instrumentos (como interatividade) que a TV digital terá. No entanto, a qualidade de vídeo da internet, pelo menos por enquanto, é infinitamente inferior à prometida pela TV digital.

Cerca de 1,5 milhão de domicílios brasileiros já têm conexões de internet de alta velocidade. A Globo aposta nesse dado, e em seu conteúdo agora integral, para aumentar em pelo menos 50% o número de assinantes da Globo.com --o portal declara ter 200 mil assinantes com banda larga.

A Globo.com irá fazer uma campanha para anunciar o lançamento de programas de TV na íntegra na internet. Deverá usar slogans como "a sua TV interativa na internet". "Será um divisor de águas", diz Frederico Monteiro, diretor de marketing do portal.

Executivos do portal acreditam que conquistarão primeiramente pessoas que, por exemplo, gostam da novela das oito, "Celebridade", mas que um dia ou outro da semana perdem o capítulo. Esse telespectador poderá conferir o que perdeu na TV duas horas depois que o episódio tiver acabado.

Já na primeira semana de maio, a Globo.com promete 300 novos vídeos por dia (novelas, telejornais, "Zorra Total", "Mais Você", "Vídeo Show", "Casseta & Planeta", entre outros, estarão disponíveis por blocos ou cenas).

Todos os capítulos de novelas exibidos a partir de maio ficarão disponíveis no portal por algum tempo. "Cabocla", nova novela das seis, terá todos os seus episódios no portal, o que permitirá que o telespectador fanático reveja cenas meses depois.

A íntegra de jogos do Brasileiro só deve entrar na internet a partir de julho. Serão pelo menos duas partidas transmitidas pela Globo, mais as do canal pago SporTV e do Premiére ("pay-per-view"), totalizando oito jogos por rodada.

A partir de agosto, a Globo.com promete exibir minisséries, novelas e programas históricos do primeiro ao último capítulo. Será feita uma votação entre internautas para a escolha dos primeiros títulos. Estão na pré-lista da Globo.com raridades como as novelas "Gabriela", "Dancin" Days", "Escrava Isaura", "Irmãos Coragem" e "Vale Tudo", além de minisséries como "Anarquistas Graças a Deus" e "Anos Dourados".

No segundo semestre, o portal terá também a programação feita pelos canais da Globosat.

Em alguns anos, algo semelhante deverá ocorrer com a telefonia celular. "Todos os produtos da Globo estão sendo concebidos para serem bem-sucedidos em todas as mídias", diz Frederico Monteiro.

O colunista Daniel Castro viajou a convite da Globo.com
 

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