Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2004 - 04h59

Palestras examinam passado da MPB

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Depois do anúncio da disponibilização na internet de milhares de fonogramas das épocas iniciais da música brasileira gravada, um outro projeto também dá a sua contribuição à memória nacional.

"Estudos", que começa a ser promovido hoje no Museu da Imagem do Som de São Paulo, terá como objetivo explorar em palestras a obra de artistas fundamentais no período entre as décadas de 1930 e 1950. O diferencial será a apresentação feita por nomes destacados da MPB de hoje como Zélia Duncan e Tom Zé.

"Queremos mostrar como o artista enfocado permanece relevante atualmente", frisa o curador do projeto, Carlos Rennó.

No primeiro encontro de "Estudos", o compositor Luiz Tatit comenta e exemplifica, por meio de gravações do acervo do MIS, a importância do baiano Dorival Caymmi. O convidado terá a liberdade de ele próprio interpretar passagens e trechos das peças escolhidas sobre o tema da noite.

"Outro ponto fundamental para demonstrar por que o valor de determinado artista ainda permanece hoje está relacionado ao seu método de composição, que muitas vezes se reflete em músicas atuais", diz Rennó.

O projeto também pretende divulgar o acervo do museu para o público, com foco na parte que pertencia à valiosa coleção do estudioso Miécio Caffé (1920-2003), que será a principal base sonora para as palestras.

A programação de "Estudos" percorrerá todo o ano de 2004 e poderá se estender no ano que vem. Nas próximas etapas do projeto, Max de Castro aborda Ataulfo Alves, Tom Zé examina João Gilberto e Moreno Veloso fala sobre o gaúcho Assis Valente, além de mais cinco encontros até dezembro. A platéia poderá participar com perguntas.

ESTUDOS
Quando: hoje, às 20h
Onde: Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo, tel. 0/xx/11/ 3062-9197)
Quanto: entrada franca (retirar senhas uma hora antes do evento)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página