Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2004 - 19h10

Alexandre Pires está entre os indicados ao Prêmio Billboard

Publicidade

da France Presse, em Miami

A festa de entrega do Prêmio Billboard da Música Latina acontece amanhã, em Miami, nos Estados Unidos. Entre os indicados está o cantor brasileiro Alexandre Pires

Eleito artista do ano na edição de 2003, Alexandre Pires disputa neste ano o prêmio Latin Pop Airplay Track of the Year pelo álbum "Amame" (Ariola/BMG Latin). Na mesma categoria concorrem Obie Bermudez, com "Antes" (EMI Latin), Chayanne, com "Un Siglo Sin Ti" (Sony Discos) e Ricky Martin, com "Tal Vez" (Sony Discos).

A entrega dos prêmios será realizada no Miami Arena, onde aconteceu a festa do Grammy Latino em setembro do ano passado. Na ocasião será feita uma homenagem à cantora cubana Celia Cruz, morta em julho do ano passado, em Nova York, aos 77 anos.

Celia Cruz, que era conhecida como a Rainha da Salsa, concorre com quatro indicações. O cantor de rock colombiano Juanes e o porto-riquenho Ricky Martin, cada um com cinco indicações, e a cantora mexicana Thalía, com quatro, também estão entre os possíveis grandes vencedores dos prêmios Billboard.

O espanhol David Bisbal, o grupo Maná, Gloria Estefan, Luis Miguel, Olga Tañón, o Grupo Primavera e Marco Antonio Solís, também estão entre os indicados.

Os organizadores anunciaram a participação ao vivo de Bisbal, Arturo Sandoval, a banda El Recodo, Gloria Estefan e La Ley, mas reservam uma "surpresa".

A cerimônia de entrega dos prêmios Billboard será transmitida ao vivo pela emissora hispânica Telemundo.

John Kilcullen, presidente do Billboard Information Group, garante que os prêmios são os únicos consagrados a vários gêneros da música latina, segundo critérios "objetivos de vendas" e de "listas de rádio".

"Os vencedores dos prêmios estão realmente ligados com os gostos dos amantes da música e dos ouvintes de rádio", disse.

No entanto, a grave crise por que passa a indústria musical causada pela pirataria aparece como pano de fundo. Segundo fontes do setor, quase 75% dos CDs vendidos na Améric Latina são "pirateados", convertidos em cópias ilegais e vendidos no mercado clandestino.

Isso afeta financeiramente as empresas do setor, a maioria baseada em Miami. Duas delas --Warner e BMG-- tiveram que reduzir, recentemente, o número de funcionários.

"A pirataria está acabando conosco na região da América Latina", disse Iñigo Zabala, presidente da Warner Music Latin America, em declarações ao jornal "Miami Herald".

Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, as vendas legais na região caíram 14,4% no ano passado, após terem encolhido 13% em 2002. No mesmo período a federação registrou que 70% das cópias vendidas na América Latina eram ilegais.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página