Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2004 - 03h50

Games fazem parte de "nova economia"

Publicidade

DIEGO ASSIS
da Folha de S.Paulo

Mais do que o sonho de garotos que cresceram jogando games e juraram algum dia desenvolver o seu, a Jynx é parte de um sonho ainda maior do Estado de Pernambuco: deixar a centenária economia açucareira para trás e tornar-se o maior pólo tecnológico do país.

Num misto de profecia messiânica com o mais pragmático empreendedorismo exportador do setor de softwares, vem-se concretizando desde 2001, no bairro do Recife Antigo, onde a capital pernambucana foi fundada, o Porto Digital.

Parceria entre o setor público (governo e universidade) e o privado (empresas nacionais e internacionais, como Microsoft, HP, IBM, Oracle), o Porto consiste em uma sociedade civil sem fins lucrativos que se utiliza de recursos da iniciativa privada e de instituições como BID e BNDES para aplicar no desenvolvimento de tecnologia da informação.

Afora o economês, que prevê ainda a escalada do setor de informática de 1,5% para 10% do PIB do Estado nos próximos anos, os resultados da iniciativa começam a ser sentidos na vida cultural da região: recuperação de prédios tombados, construção de salas de música, cinemas e, entre outros projetos, a transformação do antigo Matadouro de Peixinhos, lugar de tradicional efervescência da cultura local, em Nascedouro de Peixinhos, com estúdios de gravação e de produção de vídeo digital para uso da comunidade.

Entre janeiro e fevereiro de 2005, o Porto Digital deverá sediar ainda a primeira edição fora da Europa da World Music Expo, feira de música que reúne há dez anos cerca de 1.800 selos do gênero. O primeiro passo da aproximação da instituição com a música foi dado no último Abril pro Rock, que abriu espaço para alguns stands de empresas participantes do Porto Digital, entre elas a Jynx. "Estamos precisando juntar a economia dos bits com a economia dos átomos", defende Cláudio Marinho, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e um dos principais incentivadores do Porto Digital. "É a oportunidade de reconexão do passado com o futuro."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página