Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2004 - 10h15

Celia Cruz, Ricky Martin e Juanes conquistam Billboard Latino

Publicidade

da France Presse, em Miami
da Folha Online

A lendária Celia Cruz, o porto-riquenho Ricky Martin e o colombiano Juanes foram os grandes vencedores dos Prêmios Billboard 2004 da Música Latina, que foram entregues na noite de ontem, em Miami, com a presença de uma constelação de artistas hispânicos.

Celia Cruz --a rainha da salsa morta aos 77 anos, em julho de 2003, em Nova York-- levou o prêmio de melhor Álbum Latino/Artista do Ano. Indicada também em outras três categorias, a mítica cantora recebeu um notável reconhecimento póstumo.

Ricky Martin, finalista em cinco prêmios, venceu a categoria Tema Latino do Ano, com "Tal Vez", assim como o de Álbum Pop do Ano, com "Almas del Silencio". O cantor surgiu no meio do público para receber seu prêmio e o fez com uma saudação a sua terra natal: "A Porto Rico... Amo você!".

O cantor brasileiro Alexandre Pires, que concorria na categoria Tema Latin Pop Air-Play (masculino) com a música "Amame", perdeu para "Tal Vez", de Martin.

O colombiano Juanes --também com cinco indicações--, em duo com Nelly Furtado, conquistou o prêmio de Tema Latino Duo do Ano, com "Fotografía", e também o de Compositor do Ano.

O jovem espanhol David Bisbal foi agraciado com o Álbum Pop do Ano Nova Geração, com seu "Corazón Latino". Bisbal levou ainda um Prêmio Especial do Público, que votou ao vivo e pela internet. "É o melhor que podia me acontecer", disse.

Emocionada, Ednita Nazario ganhou o Álbum Pop do Ano ("Por Tí"), que dedicou ao seu país, Porto Rico, e a toda sua família. "Pai, ganhei!", gritou, ao receber o prêmio.

A festa começou no início da noite de ontem, com a presença de artistas de sucesso, em exuberantes trajes de gala, atravessando o tapete vermelho para entrar no salão gigantesco do Miami-Arena, em pleno centro da cidade.

Também enfeitaram a festa artistas como a cubano-americana Gloria Estefan --que levou o prêmio de Tema Latin Pop Air-Play (feminino), com sua canção "Hoy"--, a mexicana Paulina Rubio, a banda chilena La Ley e a americana Alicia Keys, que se apresentou com o trompetista Arturo Sandoval. Sandoval conseguiu, pela terceira vez, o prêmio de Álbum de Jazz Latino do Ano, graças ao seu "Trumpet Evolution".

A colombiana Soraya, que superou um câncer, foi homenageada com um "Prêmio Especial da Esperança", por seu "valor e coragem", que recebeu com um sonoro "Viva Colômbia!".

O grupo mexicano El Recodo, apresentado como "a mãe de todas as bandas" --65 anos de história, 190 discos, 20 milhões de cópias vendidas--, recebeu o prêmio de "Salão da Fama" por sua extensa trajetória.

A cerimônia, apresentada pelo galã mexicano de telenovelas Mauricio Islas e a apresentadora de televisão Candela Ferro, foi transmitida ao vivo pela primeira vez pelo canal espanhol Telemundo.

As categorias da premiação são melhores álbuns, músicas e cantores da música latina, de acordo com o ranking de vendas e o tempo em que cada canção é tocada nas rádios --exatamente os critérios usados na formulação da parada semanal da Billboard, considerada pelos organizadores como a mais "confiável do mundo".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página