Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2004 - 14h32

Livro recupera jornais de militância política censurados

Publicidade

da Folha Online

Parte de uma pesquisa feita pelos professores Maria Luiza Tucci Carneiro e Boris Kossoy com jornais de militância política confiscados entre 1924 e 1954 pelo extinto Deops/SP chega ao público no próximo dia 13, com o lançamento do livro "A Imprensa Confiscada pelo Deops".

Este é o primeiro volume de uma pesquisa feita durante três anos pela equipe do Projeto Integrado Arquivo do Estado/USP e coordenada pelos dois professores da USP. O projeto foi criado especialmente para inventariar a documentação do Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo), composta por cerca de 154 mil prontuários e 6.500 dossiês da polícia política do Estado de São Paulo.

A obra revela como diferentes governantes brasileiros vigiaram e coibiram intensamente a livre circulação de idéias no país nesse período.

Entre os veículos apresentados e analisados no livro estão jornais comunistas (" A Classe Operária"), anarquistas ("A Lanterna"), de classe ("A Voz dos Alfaiates") e aqueles expressivos da cultura política das comunidades de imigrantes radicadas no Estado de São Paulo e que foram sistematicamente vigiadas.

Páginas dos jornais confiscados, seus editores, a forma de atuação da polícia política e os diferentes governos são alguns dos temas analisados pela obra.

O lançamento será no dia 13, às 18h30, no anfiteatro de História da USP (avenida Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, SP). Antes do lançamento haverá o seminário "Imprensa, Censura e Repressão", com início às 14h.

As próximas publicações da série são "Panfletos Sediciosos", "Charges Proibidas", "Risos Contidos" e "Minorias Rebeldes".

"A Imprensa Confiscada pelo Deops" (296 páginas) custa R$ 80 e foi editado pela Imprensa Oficial do Estado, Arquivo do Estado e Ateliê Editorial.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página