Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2008 - 18h11

Leia íntegra do bate-papo com Ivan Finotti sobre o Festival de Veneza

Publicidade

da Folha Online

O jornalista Ivan Finotti, enviado especial da Folha de S.Paulo à Itália, participou nesta quarta-feira de bate-papo sobre a 65ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que vai até sábado.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com o jornalista Ivan Finotti sobre os destaques da 65ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:01:48) dona chica fala para Ivan Finotti: oi quais os destaques do festival?

(05:02:57) Ivan Finotti: Olá para todo mundo, aqui são 22h10 e está um calor inacreditável.

(05:03:59) Ivan Finotti: Dona Chica, até agora eu destacaria dois filmes, o italo-brasileiro "Birdwatches" e o norte-americano "Ratio Getting Married".

(05:05:18) Ivan Finotti: O primeiro é uma história filmada em 2007 no MS sobre índios que saem de sua reserva e resolvem retomar a terra de seus ancestrais. È baseado numa história real e foi filmado pelo argentino Marco Bechis.

(05:05:20) alê blue fala para Ivan Finotti: vc viu o curta dirigido pela natlie portman? oq achou?

(05:06:01) Ivan Finotti: Índios guarani são os atores principais do filme. Foi super aplaudido pelos jornalistas estrangeiros na segunda-feira e pode ser o vencedor do leão de ouro.

(05:09:34) Ivan Finotti: Já o segundo bom filme até agora é o Ratio Getting Married Jonahtan Demmien, é o diretor de O Silencio dos Inocentes, um dos filmes mais assustadores dos anos 90, do canibal Hannibal, mas aqui ele dirige um drama familiar sobre uma garota que volta para a família após a reabilitação. O filme é feito no estilo documentário, como se fossem pessoas reais conversando e a câmera passando entre elas. Não existem planos ensaiados e sim câmeras trêmulas no ombro. É um grande filme que deve chegar ao Oscar de 2009. Anne Hatway, de "O Diabo Veste Prada", faz a drogadita e deve ser indicada ao Oscar, ela está ótima.

(05:11:34) thiago fala para Ivan Finotti: tem algum filme do consagrado pedro almodovar?

(05:11:48) Ivan Finotti: Alê Blue, não consegui assisti porque como não estava em competição, os jornalistas não estavam em prioridade para ver. Temos que ver um monte de chatices e não o que a gente quer.

(05:12:08) mocréia fala para Ivan Finotti: boa tarde. li que a alice braga é uma das juradas do festival. vc chegou a conversar com ela? sabe oq ela tem achado dos filmes? e, por fim, como vê essa participação dela? oq muda pro brasil frente um festival de tanta importancia?

(05:12:19) alê blue fala para Ivan Finotti: boa tarde! como foi a recepção dos filmes nacionais por ai?

(05:15:21) Ivan Finotti: Thiago, não tem nenhum filme do Almodovar, não. Mas tem dois outros filmes interessantes que ainda não passaram que é "Hurt Locker", que é sobre guerra, e o outro é " Wrestler", Mickey Rourke, do diretor Darren Aromofsky, de "Requiem for a Dream".

(05:16:06) Ivan Finotti: Eles serão exibidos amanhã e sexta e ainda podem ser os vencedores do leão de ouro.

(05:19:44) Ivan Finotti: Mocréia, eu conversei com a Alice Braga, nós tomamos caipirinha juntos na festa de um dos filmes brasileiros em co-produção com a China. É bastante que importante que ela seja uma das juradas, mas não é uma novidade termos brasileiros como jurados de festivais assim. Ela não é do júri dos filmes em competição, ela é de um júri diferente, o "First Feature", que dá o prêmio para qualquer diretor estreante. O júri presidido pelo Win Wenders premia qualquer filme, independedente do diretor ser estreante ou não. Então não temos visto os mesmos filmes.

(05:20:00) augusto fala para Ivan Finotti: o Marco Bechis andou dizendo que se fosse presidente do brasil iria resolver os problemas indigenas. o filme é mais um daqueles pra estereotipar a cara do país e, talvez, mostrar coisas ruins dele?

(05:20:04) mallu fala para Ivan Finotti: oi! a Anne Hathaway segura a onda num filme mais "cabeça"? só tenho referencia dela em filmes comerciais e bestinhas até... queria saber sobre o desempenho dela.

(05:20:05) thiago fala para Ivan Finotti: pena q o consagrado almodovar nao esta concorrendo..mas existe algum filmes q puxam as tematicas do almodovar?

(05:21:31) Ivan Finotti: Alê, nós só temos o Zé do Caixão e o Júlio Bressane. O Zé do Caixão foi muito bem recebido com aplausos no início, no meio e no fim do filme. Júlio Bressane também foi muito bem recebido, com risadas e aplausos, mas com muita gente saindo na metade da exibição. As duas situações não são surpreendentes em relação à obra desses dois diretores. Ambos ficaram bastante contentes com a receptividade.

(05:24:09) Ivan Finotti: Augusto, nas entrevistas para a imprensa em Veneza, Bechis jamais sugeriu que poderia desolver os problemas indígenas se fosse presidente do Brasil. Ele criticou algumas situações do nosso país e afirmou ter esperança que elas fossem resolvidas. Quanto ao filme, tem o mérito de colocar luz em situações que nós, brasileiros, deveríamos conhecer mas não conhecemos.

(05:24:59) Ivan Finotti: Augusto (cont): Algumas cenas são impressionantes e para um morador de cidade como eu, por exemplo, essas cenas são surpreendentes.

(05:25:02) chuck fala para Ivan Finotti: sobre a disputa com o festival de Roma, que tá indo pra terceira edição... sabe algo?

(05:25:29) augusto fala para Ivan Finotti: Para você, qual é o melhor festival de cinema da atualidade? Veneza mesmo?

(05:25:42) mallu fala para Ivan Finotti: e o filme do zé do caixão? sei que está fora da competição, mas ele é super cultuado fora do brasil. como foi a recepção?

(05:26:08) Ivan Finotti: Mallu, ela impressiona, está incrível. Para a gente que estava acostumada em vê-la em "Diário de Princesa" e em "O Diabo Veste Prada" é um susto é uma bela surpresa. Alem de ótima atriz, Anne Hathaway está feia, o que é incrível.

(05:26:41) Ivan Finotti: Thiago, não. Parece que o Almodóvar está em baixa.

(05:28:08) kenocoitebahia fala para Ivan Finotti: voce acreditar em uma possivel premiacao para filmes brasileiros ??

(05:28:09) mara fala para Ivan Finotti: tá na home do uol: "A obra de Bressane ainda causa espanto no Brasil", afirma Alessandra Negrini... vc concorda? já viu o filme? oq achou?

(05:28:12) Ivan Finotti: Chuck, não conheço o Festival de Roma e vou dizer que não sou um especialista em Festivais de Cinema. Este é o primeiro festival internacional de cinema que eu cubro e devo dizer que estou impressionado com a péssima qualidade dos filmes apresentados.

(05:28:14) chuck fala para Ivan Finotti: boas, ivan! gostaria de saber sobre os bastidores... como funciona o festival, quais fofocas rolam por aí?

(05:28:34) Ivan Finotti: São 21 filmes em competição e pelo menos 15 são péssimos.

(05:30:03) Ivan Finotti: Augusto, Cannes é o melhor festival de cinema do mundo. Os diretores e produtores dos melhores filmes os guardam para passar lá. Berlim é o segundo e Veneza o terceiro. Agora, este ano parece que todos os festivais foram ruins. É um péssimo ano para produção cinematográfica.

(05:30:29) Revoltado!!! fala para Ivan Finotti: Qual é a importância do Festival de Veneza para o cinema internacional?

(05:30:30) andré turatto fala para Ivan Finotti: sobreos filmes, por que esses filmes vão ao festival se são péssimos?

(05:32:32) Ivan Finotti: Mallu, o Zé do Caixão teve uma exibição à meia-noite aqui em Veneza com umas 500 pessoas presentes e além de aplaudido no fim e no começo, foi divertido ver uma série de palmas na hora das piores torturas do filme. Mojica, o Zé do Caixão, andou pelas ruas de Veneza, e vários fãs italianos pediram autógrafos. Mas, claro, nada que fosse como uma celebridade.

(05:34:03) Ivan Finotti: Kenocoitebahia, acredito, principalmente para "Birdwatchers". Acho que tem chance de ganhar algo. Até ontem achava que tinha mais, hoje, depois de ver o filme de Jonathan Demme, acho que as chances do brasileiro diminuíram. E ainda há outros filmes a serem exibidos em competição.

(05:36:51) Ivan Finotti: Mara, vi o filme e acho que a obra de Bressane causa espanto no Brasil ou em qualquer lugar que seja exibida, seja hoje ou daqui a mil anos. Isso porque Bressane faz um cinema autoral. Ou seja, para ninguém, ou para todos. Eu achei o filme chato na primeira metade e legal na segunda, isso é só minha opinião. Não acho que o filme seja chato na primeira metade e legal na segunda, mas eu não sou um crítico especializado.

(05:39:15) Ivan Finotti: Chuck, o Festival de Veneza é um festival que é legal porque em Veneza está muito calor e é um festival que não tem preconceito com filmes de entretenimento, ou filmes de Hollywood. Mas, ele é um festival que pega o que Cannes e Berlim não pegaram. Em relação a fofocas é péssimo, pois, diferente de Cannes, não é um festiva com festas nem com muitas fofocas.

(05:40:32) Ivan Finotti: Revoltado, é que essas rebarbas de Cannes e Berlim ainda são grandes produções. Ainda estamos na primeira linha da produção do ano, isso em geral. Este ano a situação está mais complicada.

(05:40:37) mara fala para Ivan Finotti: assistiu ao plastic city? to curiosa pra ver essa producao...

(05:41:09) Ivan Finotti: Assim como Cannes e Berlim foram fracos, a seleção de Veneza está também deixando um pouco a desejar.

(05:43:32) pelé fala para Ivan Finotti: a selecao estar fraca tem algo a ver com a greve de redatores ou nem?

(05:44:53) Revoltado!!! fala para Ivan Finotti: Por que você diz que este ano está mais complicado? Em que sentido?

(05:45:54) chicleteiro fala para Ivan Finotti: qdo acaba o festival? já dá pra arriscar vencedores ou ainda é cedo?

(05:45:55) Dani Rocha fala para Ivan Finotti: Ivan, como está? Aqui é Daniela Rocha, escrevo de Bruxelas, onde moro há um ano. Bom saber que está cobrindo o Festival de Veneza!

(05:45:58) pelé fala para Ivan Finotti: ah! e o filme dos irmaos coen que abriu o festival? é tudo isso mesmo?

(05:46:17) Ivan Finotti: André, é curioso. Funciona assim: o diretor do festival quer colocar 20 filmes incríveis na competição. Os produtores querem colocar todos os seus filmes em competição, os diretores também. Existe muita política, um tentando convencer o outro que o filme é ótimo, mas o principal é que os filmes não estão prontos ainda quando os festivais anunciam sua seleção, por exemplo: Plastic City, co-produção brasileira, estava em filmagem em São Paulo há três meses, há um mês o diretor do Festival de Veneza anunciou que ele estaria em competição, obviamente, ele só viu trechos do filme e acreditou no currículo do diretor. Assim são feitas as seleções de festivais, é raro que um diretor de festival assista a um filme completo antes de escalá-lo para a competição.

(05:48:25) Ivan Finotti: Mara, assisti e achei péssimo. Não entendi nada. Mas essa foi percepção geral e o produtor, Fabiano Gullane, me disse ontem que o filme vai ser remontado já que nem imprensa, nem distribuidores receberam bem. Pode ter salvação.

(05:49:23) Ivan Finotti: Pelé, acho que não, porque a greve de roteristas é norte-americana. Atrapalhou filmes, mas principalmente seriados de TV. Festivais de cinema contam com filmes de todo o mundo.

(05:49:54) Dani Rocha fala para Ivan Finotti: Mas esse tipo de seleção é arriscado demais, não acha? pode tornar o festival um fracasso...

(05:49:55) Revoltado!!! fala para Ivan Finotti: E vc acha q este ano os diretores e produtores enganaram direitinho o diretor do Festival?

(05:50:22) Ivan Finotti: Chicleteiro, eu arriscaria entre Bird Watchers e Ratio Getting Married, mas ainda há outros possiveis vencedores a serem exibidos. O festival acaba dia 6, sábado.

(05:51:40) Ivan Finotti: Claro que é arriscado, Dani Rocha. Mas não estou falando de Veneza, estou falando de todos os festivais do mundo, sempre foi assim, por incrível que pareça.

(05:52:52) Ivan Finotti: Pelé, é o melhor filme que eu assisti aqui. È do nível de "Fargo", engraçado e terrível ao mesmo tempo. Sensacional! Não está em competição.

(05:53:20) Ivan Finotti: Revoltado, acho.

(05:53:23) Rob fala para Ivan Finotti: Será que Plastic City e Birdwatchers, co-produções brasileiras, têm alguma chance?

(05:54:04) Ivan Finotti: Mas como já tinha dito, Cannes e Berlim também foram fracos, ou seja, assim com os produtores engaram os diretores de Festival, esses diretores sabem o que estão fazendo.

(05:55:18) Ivan Finotti: Rob, o Plastic City tem só uma chance de ser linchado nesse festival, já foi vaiado pela imprensa, renegado pelos distribuidores. O filme vai ser remontado e pode ser que vire um bom filme. Por enquanto é ininteligível.

(05:56:06) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Ivan Finotti e de todos os internautas. Até o próximo!

(05:56:12) Ivan Finotti: Tchau gente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página