Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2004 - 12h32

Livro traça a trajetória do filme documentário no Brasil

Publicidade

da Folha Online

A Summus Editorial está lançando o livro "Documentário no Brasil - Tradição e Transformação", que reúne ensaios de doze autores organizados pelo documentarista Francisco Elinaldo Teixeira. Com 384 páginas, o livro mostra a trajetória do filme documentário no Brasil a partir da década de 20 até o ano 2000.

A primeira parte do livro é temática, traçando uma história do cinema documentário. Em seguida, oito monografias analíticas registram a produção de documentaristas como Arthur Omar, Glauber Rocha, Eduardo Coutinho, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Alberto Cavalcanti, Humberto Mauro e Major Reis, cobrindo 80 anos de documentário no Brasil.

No livro o leitor vai encontrar um ensaio sobre o filme "Rituais e Festas Bororo", feito por Major Thomaz Reis nos anos 20, uma análise da produção documental do artista multimídia carioca Arthur Omar e um texto sobre documentários famosos como o realizado por Glauber Rocha sobre a vida e morte do pintor Di Cavalcanti, entre outros.

Os textos do livro são de autoria de Arthur Altran, Cláudio M. Valentinetti, Consuelo Lins, Fernão Pessoa Ramos, Guiomar Ramos, Jean-Claude Bernardet, Luciana Correa de Araújo, Patrícia Monte-Mór, Sheila Schvarzman, Tetê Mattos e Fernando de Tacca.

Francisco Elinaldo Teixeira é cientista social, ensaísta e fotógrafo. É autor do livro "O Terceiro Olho: Ensaios de Cinema e Vídeo (Mário Peixoto, Glauber Rocha e Júlio Bressane)" e realizador do curta-documentário "A UNE Está de Volta".

"Documentário no Brasil - Tradição e Transformação"
Editora:
Summus Editorial
Preço: R$ 54
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página