Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2004 - 06h38

Mostra no CCBB de São Paulo exibe várias faces de bandidos

Publicidade

BRUNO YUTAKA SAITO
da Folha de S.Paulo

Há quem divida os ladrões em bons e maus. Principalmente o cinema, que ora pinta retratos de justiceiros simpáticos ora de insanos sanguinários. Para a mostra "Bandidos Anti-Sociais", que começa hoje no CCBB, a "categoria" não se permite divisões simplistas --daí o pleonasmo.

Gângsters, justiceiros, trapaceiros e traficantes disputam espaço entre os dez filmes presentes na mostra. Com bons representantes de épocas e países distintos, o CCBB traz a rara oportunidade de ver em película filmes como "Dr. Mabuse, o Jogador", de Fritz Lang, e "Scarface, a Vergonha de uma Nação", de Howard Hawks.

O bandido humano, típico das telas dos anos 60, dá as caras com "Acossado", de Jean-Luc Godard, e "Pickpocket", de Roberto Bresson, além do Robin Hood moral de "Olhares de Tóquio", de Jean-Pierre Limosin. Cinismo também é característica da classe, como lembra "Jackie Brown", de Quentin Tarantino, e "Os Imorais", de Stephen Frears. Completam a mostra "Vermelho Sangue", de Arturo Ripstein, "Adrenalina Máxima", de Takeshi Kitano, e "Bang Bang", de Andrea Tonacci.

MOSTRA BANDIDOS ANTI-SOCIAIS
Onde: CCBB (r. Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651, centro)
Quando: de hoje a 30/5
Quanto: R$ 4
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página