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23/05/2004 - 08h46

MTV elabora canal de clipes 24 horas

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LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

Aqueles saudosos dos tempos em que a MTV Brasil era praticamente um canal de clipes podem torcer: na próxima sexta-feira, será apresentado à cúpula da rede brasileira o projeto da MTV2, com 24 horas de videoclipes.

A emissora, já presente nos Estados Unidos, seria veiculada no Brasil em televisão por assinatura, ao contrário da MTV --um sinal aberto, transmitido por UHF.

"O mercado de TV paga começa a reaquecer no país, e esse projeto passa a se tornar mais viável", disse à Folha André Mantovani, diretor-geral da MTV Brasil.

O canal musical entrou no ar no país em 1990 e hoje tem uma programação de variedades, com "reality shows" ("Família MTV"), humorísticos ("Hermes e Renato"), debates ("Meninas Veneno"), entre outros gêneros.

Fora videoclipes, a MTV2 teria só algumas inserções de notícias, provavelmente as mesmas produzidas para a MTV Brasil.

Mantovani afirma que a criação desse canal é bem mais provável atualmente do que a do VH1, uma espécie de "MTV adulta", pertencente ao mesmo grupo empresarial da emissora musical.

Com a audiência consolidada nos EUA e em países da Europa, o VH1 já tem segmentações como o Country, Classic, Megahits e Soul. No mês passado, ganhou a versão Latin America e é distribuído por TV a cabo para México, Argentina, Venezuela e República Dominicana. Em breve, deverá chegar a Chile, Bolívia e Caribe.

É um canal com videoclipes e programas sobre a vida de artistas e outros ídolos pops. Exibe, por exemplo, o "Behind the Music" (Por Trás da Música) e o "The Fabulous Life of...", que pode contar desde a vida dos filhos da princesa Diana até a da patricinha norte-americana Paris Hilton.

Dirigido a um público dos 25 aos 49 anos, tem uma carga menor de lançamentos do que a MTV e veicula clipes mais antigos, dos anos 70, 80 e 90. Rola até o lendário "We Are the World".

A versão Latin America é comum a todos os países. Por isso são contemplados apenas astros latinos famosos internacionalmente, como o porto-riquenho Rick Martin, a colombiana Shakira e o grupo mexicano Maná.

A rede é uma "continuidade" da MTV, voltada a jovens de 14 a 24 anos --a qual, por sua vez, mira os telespectadores que deixam o infantil Nickelodeon, outro canal do mesmo conglomerado.

O VH1 não tem VJs, considerados ídolos dos teens. Apesar disso, demanda produção, principalmente em razão do número de programas com tom de documentário. "Esse é um dos motivos que tornam hoje o VH1 menos provável para o Brasil do que o MTV2, um canal que, por ser 24 horas de videoclipes, exige menos estrutura, uma equipe bem menor", diz André Mantovani.

O diretor-geral da MTV Brasil afirma acreditar que um VH1 em português teria audiência no Brasil e não está totalmente descartado. Mas seria um projeto de longo prazo, "para um outro cenário do mercado televisivo".

Um dos fatores que devem favorecer a aprovação do MTV2 é a digitalização das principais operadoras de cabo do país, Net e TVA, prevista para o mês de agosto. Com a nova tecnologia, o espaço para canais deverá dobrar. Diante disso, o Multishow também já estuda a criação do Multishow2.
 

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