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25/05/2004 - 13h07

Sucesso de filme de Moore em Cannes deverá influenciar eleitores

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da France Presse, em Los Angeles

O sucesso do documentário "Fahrenheit 9/11" no Festival Internacional de Cinema de Cannes vai refletir na audiência do filme nos Estados Unidos e nas eleições presidenciais de 2 de novembro no país, afirmam especialistas.

Eles garantem que a consagração no Festival de Cannes, onde o documentário de Michael Moore recebeu a Palma de Ouro, ajudará a reviver o gênero, esquecido por Hollywood nos últimos anos.

O longa se cercou de polêmica depois que os estúdios Walt Disney proibiram a Miramax, sua subsidiária, de distribuir o filme, afirmando que eles não eram "uma companhia partidária" e que por isso não queriam lançá-lo em "pleno período eleitoral".

"A recusa da Disney em distribuir 'Fahrenheit 9/11' certamente foi a melhor campanha de publicidade para o filme", avaliou Larry Noble, diretor-executivo do Centro Para a Política Responsável, com sede em Washington.

"Para começar, Michael Moore é um cineasta polêmico e provavelmente os que vão ver o filme são anti-Bush, mas a consagração em Cannes motivará as pessoas a assistirem ao filme e votarem contra Bush", destacou.

Com a aura de polêmica e o grande prêmio de Cannes, o filme não terá problemas para encontrar uma distribuidora, pouco depois de a Disney anunciar que cederá os direitos do filme à Miramax.

"Os americanos amam o desafio e Moore é, provavelmente, uma das personalidades mais polêmicas da indústria", disse Howard Suber, da Universidade da Califórnia.

"Ele chama a atenção de todos os meios de comunicação devido a sua personalidade desafiadora. É um provocador profissional. E assim garante a audiência de seus filmes", continuou Suber.

Ao receber o prêmio, no sábado passado, o cineasta o dedicou "às crianças dos Estados Unidos e do Iraque e a todos aqueles que sofrem no mundo por causa das ações" dos Estados Unidos. O público presente na cerimônia recebeu o anúncio do prêmio com um sonoro aplauso.

"O que fizeram?! Estou assolado com este prêmio e não tenho como expressar minha gratidão", disse Moore.

"Graças a vocês, os Estados Unidos não serão (mais) o único país onde este filme não será visto", disse, apostando que agora vai receber propostas de distribuição em seu próprio país.

"Fahrenheit 9/11" é uma crítica mordaz à forma como o governo americano conduziu a investigação sobre os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos e manipulou a opinião pública para gerar uma onda de medo para ter apoio para seus planos de guerra contra o Iraque.

O jornal "New York Times" avaliou no último domingo que "a recompensa de Moore vai além do mundo do cinema e das luzes" e destacou que foi uma "surpresa". "Pouco importa o que você pensa sobre Moore, está claro que ele tem dinamite", avaliou o jornal.

O "Los Angeles Times", por sua vez, dedicou uma crônica factual ao cineasta, na qual destacou que esta foi a primeira vez, em 50 anos, que a Palma de Ouro foi dedicada a um documentário.

"Uma Palma de Ouro nem sempre tem influência na bilheteria, mas neste caso certamente ajudará", avaliou o jornal, que destacou que o anúncio do prêmio foi celebrado com um aplauso "contínuo" em Cannes.

Um jornal do sul dos Estados Unidos, o "Atlanta Journal-Constitution", acrescentou uma nota de humor à crônica e mostrou uma caricatura do secretário de Estado, Colin Powell, com uma camiseta onde se podia ler "I Love Michael Moore" (Eu amo Michael Moore). Sentado a sua frente, o presidente Bush e seu vice, Dick Cheney, dizem que Powell, cujas reservas no momento de se alinhar à política governamental alimentam rumores políticos, está outra vez "tomando distância" da Casa Branca.
 

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