Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2004 - 08h05

Filmes mudos ganham sessão acompanhada de música ao vivo

Publicidade

SILVANA ARANTES
da Folha de S.Paulo

O filme mudo "Yo Perdi Mi Corazón en Lima" (Perdi Meu Coração em Lima), realizado em 1933 pelo diretor peruano Alberto Santana, será exibido, hoje, no Sesc Ipiranga, com acompanhamento musical executado ao vivo.

A idéia é "recriar o clima, a atmosfera, a natureza do que era o espetáculo cinematográfico na época do cinema mudo", segundo o pesquisador Hernani Heffner, que dará palestra sobre a produção cinematográfica latino-americana, no mesmo local.

O programa de hoje (filme e palestra) é gratuito e inicia o ciclo "Tesouros do Cinema Latino-Americano", que segue até o dia 30, reunindo, além do título peruano, duas produções mexicanas dos anos 20 --"El Puño de Hierro" e "El Tren Fantasma". Será oferecida também uma oficina de criação de efeitos sonoros, no período da tarde.

Os filmes do ciclo já foram lançados em vídeo pela Funarte, que prepara sua edição em DVD.

Na palestra, Heffner procurará definir "o que é cinema latino-americano, com ênfase particular em seus primórdios e suas características", explicando em que a produção dos países vizinhos se diferencia da brasileira e como a distância entre elas se aprofunda com o advento do cinema sonoro, numa circunstância em que "os outros tinham um mercado próprio, enquanto o cinema brasileiro mal conseguia chegar às telas do país".

TESOUROS DO CINEMA LATINO-AMERICANO. Exibição de filme e palestra. Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga, tel. 3340-2000). Quando: hoje, às 20h. Quanto: grátis.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página