Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2004 - 14h58

Para Carlos Fuentes, Bush é um "iluminado" movido por petroleiras

Publicidade

da France Presse, em Madri

O presidente americano, George W. Bush, é um "iluminado" que se "move exclusivamente impulsionado pela defesa dos interesses das empresas petroleiras", disse hoje, em Madri, o escritor mexicano Carlos Fuentes.

Bush e seu círculo mais próximo --dentre os quais se destacam a conselheira de Segurança Nacional, Condolezza Rice, e o vice-presidente, Dick Cheney, entre outros-- são a representação do "petropoder", baseado apenas nos interesses do petróleo, disse Fuentes, ao apresentar seu livro, "Inquietas Compañías", lançado pela editora Alfaguara.

O presidente dos Estados Unidos, segundo Fuentes, "se move exclusivamente impulsionado pela defesa dos interesses das petroleiras", disse o autor vencedor do Prêmio Cervantes de 1987, antecipando que seu próximo projeto é um livro intitulado "Contra Bush".

Neste sentido, o escritor mexicano criticou a Guerra do Iraque afirmando que "não se responde ao terrorismo com terrorismo, mas com legalidade simplesmente" e não "lançando o mundo numa aventura imprevisível".

Bush, advertiu Fuentes, "é um perigo enorme para o mundo por sua ignorância e mediocridade, mas o círculo que o cerca não é ignorante e medíocre, é um círculo de ferro".

"Além disso, é um fundamentalista torpe porque se engasga com biscoitos, cai de bicicleta, é como nos filmes de comédia", ironizou o escritor, lembrando que ele "é o homem que tem nas mãos o destino do mundo", o que considerou particularmente preocupante.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página