Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2004 - 06h29

Festival do Minuto de São Paulo caça o singular

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Do mundo para a aldeia. O Festival do Minuto inverteu o célebre trajeto poeticamente recomendado para atingir a universalidade da comunicação e inaugura hoje a primeira edição exclusivamente paulista de uma mostra cinematográfica que atravessou uma década (a passada) com caráter internacional.

São 22 os filmes com duração de até 60 segundos selecionados pelo festival, que continua sob a direção do cineasta Marcelo Masagão ("1,99 - Um Supermercado que Vende Palavras", "Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos"), idealizador da competição entre os trabalhos audiovisuais minúsculos (em duração).

O tema proposto aos participantes foi "Mínima Diferença". Um total de 257 inscritos aceitou o desafio de encontrar e traduzir no cinema um traço, uma característica, uma especificidade, enfim, capaz de determinar a singularidade --de alguém ou algo.

Retrospectiva

De hoje até o próximo dia 24, o festival será realizado simultaneamente em oito locais da cidade, sendo sua sede o Centro Cultural Banco do Brasil, onde, além dos trabalhos em competição, será apresentada também uma retrospectiva do Festival Mundial do Minuto.

Ainda à espera de patrocínios, Masagão tem planos de fazer um Festival do Minuto permanente: um determinado tema seria lançado para que realizadores colocassem seus trabalhos na internet pouco tempo depois, sem a necessidade de aguardar pela próxima edição do evento.

1º FESTIVAL DO MINUTO DE SÃO PAULO
Quando: de hoje a 24/6
Onde: em oito locais (ver relação completa no site www.festivaldominuto.com.br)
Quanto: entrada franca, exceto no Centro Cultural Banco do Brasil (de R$ 2 a R$ 4)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página