Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2004 - 10h51

Música do grupo O Rappa inspira diretora de curta-metragem

Publicidade

ANA PAULA CONDE
Free-lance para a da Folha de S.Paulo, do Rio

Luciana Bezerra começou a pensar sobre o tema do curta após ouvir, em 1999, o verso "Até mulher de bandido na hora da dura segura a peteca e nega", da canção "Se Não Avisar o Bicho Pega", do Rappa. "Pensei: Como alguém pode amar assim? Por que segura a onda numa situação tão difícil?", conta a diretora.

O filme traz o conturbado romance entre Silvana e Maninho, chefe do tráfico da favela onde moram. Ela fica grávida contra a vontade do rapaz, que teme não ter tempo de conhecer o filho. A relação amorosa conduz a produção, que retrata a violência do comércio de drogas.

A diretora conhece meninas que se envolveram com traficantes, mas não partiu de exemplos reais para desenvolver o roteiro. "É uma história de ficção", diz ela, que começou a fazer cinema, em 1996, na primeira oficina ministrada ao grupo Nós do Morro pelos cineastas Rosane Svartman e Vinícius Reis.

Atualmente, além de trabalhar com cinema, ela dá aulas de interpretação na escola de teatro do grupo, que já revelou nomes como Jonathan Haagensen, o Dodô da novela "Da Cor do Pecado", da Globo. Manuel Júnior, 26, que faz Maninho, também é integrante do grupo, assim como a maior parte dos 300 atores e figurantes do filme, que custou R$ 50 mil. A atriz que faz o papel de Silvana é exceção. Carla Severo, 22, é estudante de direito e mora na Ilha do Governador.

A diretora trabalhou como assistente da diretora Kátia Lund, em episódios da série "Cidade dos Homens", e da seleção de elenco do filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles. Agora, tenta colocar "Mina de Fé" em festivais. O filme tenta uma vaga nos de Gramado e do Rio.

MINA DE FÉ. Dias e locais de exibição: 17/6, às 11h, no Cineclube Estácio de Sá (r. do Bispo, 83, Rio Comprido, Rio); dia 19/6, às 23h, no Cine Buraco (r. das Laranjeiras, 336, Centro Comercial de Laranjeiras, Rio); dia 20/6, às 19h, no Cine Santa Teresa (r. Paschoal Carlos Magno, 95, largo dos Guimarães, Santa Teresa, Rio)

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o grupo O Rappa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página