Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2004 - 18h00

Cinesul começa amanhã no Rio com 158 filmes latinos

Publicidade

da Folha Online

O Cinesul - 11º Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo traz 158 títulos em sua edição 2004. São filmes em película e vídeo que traçam um panorama atual e histórico da produção cinematográfica latino-americana.

No Rio de Janeiro o festival começa amanhã (8) e vai até o dia 20, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro Cultural Correios e na Cinemateca do MAM. Pela primeira vez o Cinesul ocorre em Brasília, entre os dias 29 de junho e 11 de julho.

O Cinesul recebeu inscrições de 240 títulos. Destes, foram selecionados nove filmes em 35 mm e 49 vídeos de até 60 minutos. Além dos filmes selecionados, o Cinesul vai apresentar, em exibição especial, o longa "El Dia que Murió el Silencio", de Paolo Agazzi (Bolívia, 1998).

O festival montou para a edição de 2004 uma homenagem às grandes musas do cinema das décadas de 40 e 50, entre elas as mexicanas Dolores del Rio e Maria Felix, as cubanas Rita Montaner, Rosita Fornés e Ninón Sevilla, as argentinas Mirtha Legrand, Libertad Lamarque e Zully Moreno e as brasileiras Eliane Lage, Glauce Rocha e Tonia Carrero.

Filmes como "El Castillo de la Pureza" e "En Este Pueblo No Hay Ladrones" estarão na mostra "Clássicos Mexicanos", que o Cinesul traz para o Brasil, com o apoio do Consulado do México no Rio de Janeiro.

Na mostra "Roteiro da Intolerância", sobre os 40 anos do golpe militar, serão apresentados curtas e longas ficcionais e documentários que, de alguma forma, foram vítimas da censura no período do regime militar. Entre os filmes estão títulos como "Manhã Cinzenta", de Olney São Paulo, "O País de São Saruê", de Waldimir Carvalho, e "A Família do Barulho", de Julio Bressane.

Um debate sobre a importância da trilha sonora no cinema e o papel do desenhista sonoro faz parte da programação, além das oficinas de música no cinema que terão curadoria do maestro brasileiro David Tygel, autor de trilhas de longas como "Dois Perdidos numa Noite Suja", "Apolônio Brasil: Campeão da Alegria" e "Onde Anda Você".

O Cinesul foi criado em 1994 como uma mostra de cinema e vídeo dentro da programação do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

Cinesul
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio, tel. 0/xx/21/3808-2020), Centro Cultural Correios (rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, Rio, tel. 0/xx/21/2503-8770) e Cinemateca do MAM (avenida Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo, tel. 0/xx/21/2240-4944)
Quando: de 8 a 20 de junho
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página