Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2004 - 19h01

Mostra de fotos comemora 100 anos de nascimento de Pablo Neruda

Publicidade

da France Presse, em Paris

Ceilão, Estocolmo, Nova York, Madri, Paris, Santiago e todos os outros lugares em que o poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) viveu, trabalhou, se apaixonou, encontrou amigos e escreveu versos foram reunidos numa coleção de fotos na capital da França.

A mostra foi inaugurada na terça-feira, na Casa da América Latina, como parte dos eventos para marcar os 100 anos do nascimento de Pablo Neruda. A exposição reúne 130 fotos em branco e preto, desde os primeiros meses de vida até pouco antes de sua morte, na Ilha Negra, ao norte de Santiago. As imagens foram extraídas da Fundação Pablo Neruda, que fica em Santiago.

Personalidades que conviveram com Neruda, como Salvador Allende, Pablo Picasso, Mario Vargas Llosa, Vinicius de Moraes, Jorge Amado e Federico García Lorca aparecem em algumas passagens.

As fotos mostram, entre outras ocasiões, a intimidade de Neruda em sua banheira, escrevendo diante do mar da Ilha Negra, observando sua esposa Matilde, posando com Allende, jogando com Gabriel García Marquez.

"Estes documentos iconográficos permitem iluminar a figura de Neruda e dos grandes acontecimentos e homens do século 20: a guerra civil espanhola, o mundo comunista, a guerra fria e revolução democrática chilena", disseram os responsáveis da Casa de América Latina.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página