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09/06/2004 - 06h56

Carlton Encontro com Arte pode ser vetado

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FABIO CYPRIANO
da Folha de S.Paulo

Foi anunciado ontem em São Paulo o evento Carlton Encontro com Arte, que irá trazer ao Brasil, a partir do próximo dia 28, uma exposição de sete obras do artista norte-americano Frank Stella e outras sete do artista plástico brasileiro Nuno Ramos.

Segundo Patricia Quentel, da 3 Plus Assessoria de Marketing, organizadora do evento, trata-se de um encontro fechado, dirigido somente a convidados da marca de cigarros.

A iniciativa é ilegal, segundo Moyses Diskin, gerente de produtos fumígenos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): "Essa é uma forma de burlar uma lei votada no Congresso. O patrocínio cultural por marca de cigarro foi proibido desde o ano passado. Não existe na lei conceito que diferencie o público do privado. A empresa será notificada que esse evento não pode ser realizado".

Já Mair Netto, gerente de assuntos corporativos da empresa Souza Cruz, proprietária da marca Carlton, discorda de Diskin. "Até hoje nenhum evento fechado foi considerado pela Anvisa. No entendimento da Souza Cruz, não há nenhum impedimento, pois se trata de um evento fechado para um público específico."

Segundo Quentel, os participantes do Carlton Encontro com Arte terão de se cadastrar para participar do evento e serão convidados pela marca. Durante quatro dias (de 8 a 11 de julho), o evento será aberto para o público, sem nenhuma referência à marca Carlton. "Frank Stella e Nuno Ramos: Afinidades e Diversidades" tem curadoria de Vanda Klabin e será realizada em uma antiga fábrica no bairro do Brooklin, em São Paulo.

Nuno Ramos se diz confortável em participar de um evento fechado para fumantes: "Essas coisas têm de ser pensadas em um contexto maior. A arte no Brasil passa por um momento de institucionalização, e esse evento é um passo nessa direção. Sinto-me bem desde que eu faça exatamente o que eu quero; meu foco é na arte e me interessa que a exposição fique boa".

No ano passado, um evento similar, com o mesmo nome, foi realizado pela 3 Plus Assessoria de Marketing dentro da Casa Cor. De acordo com Quentel, não houve questionamentos à sua organização. A produtora ainda afirma que um catálogo será lançado durante o evento sem conter referências à marca de cigarros.
 

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