Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2004 - 11h04

Morre a instrumentista fluminense Rosinha de Valença

Publicidade

da Folha Online

Morreu nesta madrugada, aos 62 anos, na cidade de Valença (160 km da capital do Rio de Janeiro), a violonista Rosinha de Valença, em razão de insuficiência cardiorrespiratória, segundo informações do Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi.

A instrumentista, cantora, compositora e arranjadora estava em estado de coma desde 1992, em razão de uma paralisia cerebral. Ela foi internada no hospital da cidade na noite de ontem após seu estado de saúde ter piorado.

Reprodução

A violonista fluminense Rosinha de Valença
Nascida em Valença em 30 de julho de 1941, Maria Rosa Canelas começou a tocar violão ainda criança, quando começou a se apresentar em programas de rádio e bailes de sua cidade.

Rosinha abandonou os estudos e foi para o Rio em 1963, dedicando-se exclusivamente à sua carreira musical.

Foi na capital que conheceu o jornalista Sérgio Porto, que a apresentou a Baden Powell e Aloysio de Oliveira. A violonista gravou seu primeiro disco, "Apresentando Rosinha de Valença", em 1963, pela gravadora Elenco. A partir daí Rosinha de Valença iniciou uma temporada de sucesso na noite carioca, que lhe valeu convites para participações em rádio e TV.

Entre os artistas com os quais tocou estão nomes como Sérgio Mendes, Maria Bethânia, Eliana Pittman, Nara Leão, Quarteto em Cy e Martinho da Vila.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Rosinha de Valença

    Sites relacionados
  • Ouça músicas de Rosinha de Valença na Rádio UOL (exclusivo para assinantes)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página