Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2004 - 12h02

Manuscritos do Mar Morto serão expostos pela primeira vez no Brasil

Publicidade

BIANCA KESTENBAUM BANAI
Especial para a Folha Online, em Tel Aviv

Os manuscritos do Mar Morto, considerados como uma das mais importantes descobertas arqueológicas do século passado, serão expostos pela primeira vez no Brasil.

A mostra "Pergaminhos do Mar Morto - O Encontro do Judaísmo e do Cristianismo" será aberta para o público no dia 20 de agosto e permanecerá até 10 de outubro no Museu Histórico Nacional, no centro do Rio. Em seguida, a exposição será levada para a Pinacoteca de São Paulo.

Stephen Carrera/AP

Parte dos manuscritos em exposição nos EUA em 2000
Além de fragmentos originais e réplicas dos pergaminhos, serão expostos também objetos como vasos, moedas de prata e bronze, sandálias de couro e tecidos, datados de aproximadamente 2.000 anos.

Os 77 objetos da exposição "retratam um pouco da vida naquele período", explicou a curadora-chefe da Autoridade de Antigüidades de Israel, Hava Katz à Folha Online.

A exposição --que já percorreu cidades norte-americanas, canadenses e européias-- chega pela primeira vez a um país do hemisfério sul. "Cada vez, nós enviamos uma parte diferente do material que temos, devido a sensibilidade dos pergaminhos", afirmou Katz.

De acordo com a especialista, as duas mostras terão acervo diferenciado, já que o mesmo pergaminho não é enviado para duas exposições seguidas. "Após o período de três meses da mostra, os pergaminhos retornam a Israel e são guardados no escuro por um a dois anos, com temperatura e umidade controladas", explicou.

Os manuscritos ficarão à mostra dentro de vitrines com condições especiais de umidade e temperatura controladas por equipamentos 24 horas por dia.

"Devido à importância e raridade dos manuscritos, somente pessoas especializadas podem manuseá-los. Qualquer mudança nas condições das vitrines, fazemos análise imediatamente", disse Hava Katz.

A mostra terá dez textos, sendo três originais, de textos bíblicos dos livros Gênesis, Êxodus, Deuteronômio, Levítico, Salmos e Isaías.

Escritos em hebraico e aramaico, em folhas de pergaminhos, os manuscritos foram encontrados por beduínos em 1947 em cavernas de Qumran, a 25 km de Jerusalém, nas proximidades do Mar Morto.

Os manuscritos são os relatos mais antigos de textos bíblicos e representam um importante elo de ligação e de compreensão da vida judaica e cristã.

Leia mais
  • Erramos: Manuscritos do Mar Morto serão expostos pela primeira vez no Brasil

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre os Manuscritos do Mar Morto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página