Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2004 - 17h39

Ray Charles representava a essência da música negra americana

Publicidade

da Folha Online

O pianista, cantor e compositor Ray Charles Robinson nasceu no dia 23 de setembro de 1930 em Albany, na Georgia (Estados Unidos).

Por volta dos seis anos de idade, Charles perdeu a visão em razão de um glaucoma, mas mesmo assim tornou-se um dos maiores músicos norte-americanos.

Aprendeu a ler e a escrever músicas em braile, destacando-se em diferentes ritmos, com o R&B, o gospel e o jazz.

Primeiro filho de Aretha e Baily Robinson, Charles ficou órfão ainda na adolescência. Nos anos 40, ganhou a vida como músico na Flórida até conseguir colocar uma de suas músicas, "Baby, Let Me Hold Your Hand", entre as dez mais tocadas, em 1951.

Em 1955, conseguiu a segunda posição no ranking das músicas de R&B, com "I Got a Woman".

Na década de 50 ganhou projeção no cenário musical com as canções "This Little Girl of Mine", "Drown in My Own Tears", "Hallelujah I Love Her So", "Lonely Avenue" e "The Right Time". Seu maior sucesso, no entanto, veio com "What'd I Say".

Da mistura de diferentes estilos musicais, como o gospel, o blues, o jazz e o rock, e por sua interpretação inconfundível de canções clássicas, Charles foi apelidado de "gênio".

No auge de sua carreira, o músico enfrentou problemas com drogas, chegando a ser condenado por posse de heroína.

Em agosto do ano passado, Charles cancelou parte de sua turnê nos Estados Unidos, pela primeira vez em 53 anos, devido a dores no quadril.

Charles terminou recentemente um álbum chamado "Genius Loves Company", do qual participam músicos como Norah Jones e B.B. King.

Uma de suas últimas aparições públicas foi em 30 de abril deste ano. Na ocasião, o estúdio do cantor, no centro de Los Angeles, foi designado como um local histórico.

Ray Charles ganhou 12 prêmios Grammy --nove entre 1960 e 1966, incluindo o de melhor gravação de R&B por três anos consecutivos, com "Hit the Road Jack", "I Can't Stop Loving You" e "Busted".

No Brasil, Charles levou 150 mil pessoas ao parque Ibirapuera, em São Paulo, onde fez em junho de 1995 um show gratuito. A última vez que o cantor veio ao país foi em setembro do mesmo ano.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Morre aos 73 anos o músico americano Ray Charles

    Especial
  • Veja fotos do pianista, cantor e compositor Ray Charles
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Ray Charles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página