Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2004 - 16h33

"Diários de Motocicleta" estréia amanhã em Havana

Publicidade

da France Presse, em Havana

O longa-metragem "Diários de Motocicleta", do diretor brasileiro Walter Salles, que conta uma viagem pela América Latina empreendida pelo jovem Ernesto Guevara e seu amigo Alberto Granado, estréia amanhã em Havana, um dia depois das comemorações do 76º aniversário de nascimento do mítico guerrilheiro argentino-cubano, informaram os produtores do filme.

O anúncio foi feito à imprensa por Salles, acompanhado do ator mexicano Gael García Bernal --que interpreta Che-- e uma das filhas do revolucionário, Aleida Guevara March, junto com outros atores e produtores do filme.

O filme é uma narrativa da viagem dos dois amigos a bordo de uma motocicleta Norton 1939, apelidada de "La Poderosa", em 1952, e cujas vivências foram decisivas para a transformação do jovem idealista no respeitado líder guerrilheiro.

A filha de Che elogiou o filme e reconheceu "a qualidade humana e artística" de seus realizadores, brincando ao afirmar, em tom jocoso, que seu pai "era mais bonito do que Gael García Bernal".

Walter Salles, cujo filme foi financiado pelo ator e diretor americano Robert Redford, disse que "a viagem de Guevara e Granado ocorreu num momento em que não se olhava para a América Latina e olhar para nosso continente é algo muito importante, ontem e hoje".

"Sobretudo agora, que somos invadidos pela imagem de um país hegemônico", acrescentou o diretor, em alusão à quase monopolista distribuição de filmes americanos na região.

"Diários de Motocicleta", que estreou no Brasil em 7 de maio, foi exibido no fim do mês no Festival de Cannes, onde abriu a noite de gala e saiu com o prêmio François-Chalais, atribuído pelo Ministério da Cultura da França e pelo Centro Nacional da Cinematografia daquele país.

Che Guevara nasceu em 14 de junho de 1928 na cidade de Rosário, região central da Argentina. Ele morreu na Bolívia em 1969, quando comandava um movimento rebelde naquele país, e foi enterrado em Cuba.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre "Diários de Motocicleta"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página