Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2004 - 14h22

Professor de Harvard denuncia plágio em "O Dia Depois de Amanhã"

Publicidade

da France Presse, em Colônia (Alemanha)

Uma denúncia de plágio contra o cineasta Roland Emmerich e seu filme "O Dia depois de Amanhã" começou a ser examinada hoje pela Audiência Provincial de Colônia (oeste), informou um porta-voz judicial.

A denúncia foi apresentada pelo escritor e professor da Universidade de Harvard (EUA) Ubaldo DiBenedetto, que interpôs um recurso urgente contra a Twentieth Century Fox para ser mencionado como co-autor do filme.

DiBenedetto disse que o filme se baseia em seu livro, "Polar Day 9", publicado sob pseudônimo. Estima-se que a Audiência Provincial de Colônia levará três semanas para tomar uma decisão. Nem o demandante nem o acusado deverão se apresentar à corte pessoalmente.

Em 1988, DiBenedetto apresentou seu livro ao escritório de Emmerich, propondo a realização de um filme. Na ocasião, o livro foi rejeitado como base para um roteiro.

Uma eventual decisão favorável da Corte de Colônia obrigaria a menção do nome de DiBenedetto na Alemanha, mas não em outros países.

O advogado do escritor, Konstantin Wegner, disse que, com base nas leis sobre direitos autorais da Alemanha, o caso tem boas chances de vitória.

Por esta razão, DiBenedetto decidiu primeiro apresentar a denúncia neste país.

"O que queremos é ver constatado que DiBenedetto é co-autor do filme", disse Wegner. "Uma parte essencial do argumento da fita é do escritor", destacou o advogado alemão.

"Polar Day 9" descreve, assim como "O Dia Depois de Amanhã", as advertências de um cientista sobre o repentino surgimento de uma era glacial na Terra.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre "O Dia Depois de Amanhã"
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre Roland Emmerich
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página