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17/06/2004 - 03h32

"Casseta & Planeta" vende de livro a cueca e caneca

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LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

Seus problemas acabaram... Os do Casseta & Planeta é que devem ter acabado faz tempo. Responsável por uma das maiores audiência da televisão brasileira, o grupo amplia seu "império" ao lançar amanhã mais um livro, desta vez com "os melhores produtos das Organizações Tabajara".

"Seus Problemas Acabaram!" traz algumas das mais de 200 criações exibidas pela TV. Não tem nenhuma "mercadoria" nova, tudo já foi ao ar na Globo. Não seria ele próprio um ""recicleitor" caça-níquel Tabajara"? "Pode chamar assim. É um bom nome", diz, rindo, Beto Silva, casseta responsável pelos livros. "A intenção foi organizar uma espécie de catálogo."

Se obtiver o resultado dos lançamentos editoriais anteriores da trupe (alguns deles também com as mesmas piadas da TV), o livro será sucesso.

Os últimos dez títulos, entre eles "Seu Creysson - Vídia e Óbria", venderam uma média de mais de 50 mil exemplares, resultado surpreendente para o mercado nacional, no qual as vendas giram de 3.000 a 5.000/obra.

E olha que o braço editorial da Toviassu (empresa do grupo e abreviação de "todo viado é surdo") está longe de ser uma de suas principais fontes de faturamento.

Segundo Manfredo Barretto, empresário da turma há 11 anos, 90% do negócio é o programa da Globo, "Casseta & Planeta, Urgente!". No ar desde 1992, registra audiência nacional de 38 pontos, o equivalente no horário a 60% dos domicílios. É a atração que puxa as outras atividades da Toviassu, cada vez mais abrangentes. Para organizar a empresa, os sete cassetas dividem-se informalmente em "ministérios".

Às segundas e terças, eles estão na Globo gravando o programa. De quarta a sexta, no escritório do grupo, no Rio, onde criam as edições da TV e se dedicam a outros negócios, que vão de piadas para o rádio a cinema e venda de cuecas e canecas pela internet.

Todos têm a mesma participação societária e faturam mesmo quando uma atividade, como palestra e publicidade, é tocada por apenas um integrante. "Quando o programa começou, definimos as regras. Na época, o Bussunda era mais chamado para trabalhos individuais. Criamos um mecanismo para não haver desequilíbrios, a "taxação Toviassu" para solos", explica Barretto. "O que faz o trabalho recebe mais, mas todos têm participação. É uma forma de um não ficar com inveja do outro e de não nos matarmos", brinca Beto.

Outro grande negócio que começou na TV e se expandiu foi Seu Creysson, personagem de Claudio Manoel. Só pelo site (www.cassetaeplaneta.com.br), que abriga o Casseta Shopping, foram vendidas 100 mil camisetas do herói que fala errado. O auge foi na última eleição, quando ele foi "candidato", e muita gente usou a camiseta na hora de votar.

Além desse, outro "boom" do licenciamento foi a camiseta do Tabajara Futebol Clube, "o pior time do mundo". Vendeu também 100 mil pela internet e costuma vestir torcedores de clubes reais que não andam bem, como aconteceu quando o Palmeiras caiu para a segunda divisão. "Ganhamos com Creysson e Tabajara, mas, em geral, encaramos isso como licenciamento-arte. Dá certo lucro, mas muito mais prestígio. Teve muito camelô vendendo camiseta pirata do Tabajara, o que é o maior sinal de sucesso. A gente se sentiu a Nike!", diz Barretto.

O que ele chama de "licenciamento-arte" (tem chiclete, roupa, bola etc) deve definitivamente se transformar em "arte de ganhar dinheiro" no próximo mês. A operadora de telefonia Claro do RJ e ES irá decorar os cartões de pré-pago com charges do Casseta.

Outro ramo que cresce na Toviassu é o de eventos empresariais. Grandes multinacionais têm contratado os humoristas para demonstrar um novo projeto aos funcionários, por exemplo. Por uma palestra, um casseta pode receber em torno de R$ 15 mil.

Outro novo "ministério" é o do cinema. A estréia, com "A Taça do Mundo É Nossa" (2003), teve público de pouco mais de 800 mil, resultado fraco para o investimento. Barretto acredita que um dos principais erros foi ter distanciado o longa do programa da TV, com um roteiro sobre a ditadura.

Isso mudará no segundo filme, que já começa a ser definido no próximo semestre. "A TV brasileira é tão forte que determina o gosto das pessoas para livros, música, CD, cinema", diz Barretto. Sorte de quem está bem na TV.

SEUS PROBLEMAS ACABARAM!
Autor:
Casseta & Planeta
Editora: Objetiva
Quanto: R$ 23,90 (140 págs.)

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Casseta & Planeta
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