Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2000 - 04h30

Jupiter Apple e Wander Wildner trazem cena independente

Publicidade

da Folha de S.Paulo

São Paulo recebe na noite desta quarta (27) dois dos mais criativos artistas independentes do pop gaúcho. O "punk brega" Wander Wildner e o mutante Jupiter Apple _que se chamava Júpiter Maçã até há pouco tempo_ tocam no Blen Blen Brasil, que todas as quartas traz artistas lançados pela gravadora Trama.

Quem abre a noite é Wildner, 41, que foi vocalista do grupo punk gaúcho Replicantes e lançou nos anos 90 dois discos solo, "Baladas Sangrentas" e "Buenos Dias".

"Vou decidir o repertório na hora", diz Wildner. "Eu gosto de sentir o clima do público antes de decidir o 'set list', para saber se eu começo com uma balada ou com uma música mais movimentada. Funciona melhor desse jeito."

O artista, que não tocava em São Paulo há mais de dois anos, costuma fazer temporadas de shows em bares de Porto Alegre e excursionar por cidades do interior do Rio Grande do Sul.

"O Brasil é um continente, cada Estado é um país", diz. "É difícil tocar fora do Rio Grande do Sul, onde minha linguagem é mais reconhecida e onde eu toco nas rádios. Não é bairrismo, é complicado mesmo sair em turnê pelo Brasil."

O músico tem um disco, chamado "Pára-Quedas do Amor", engavetado desde abril do ano passado, quando a gravadora adiou os planos de lançamento por causa da desvalorização do real. "As bases estão todas gravadas, falta apenas colocar voz e mixar", diz. Mas tocar ao vivo é o principal, segundo Wildner.

"O fundamental é montar o circo, conversar com o cara da luz, do som, montar o palco..."

Já Jupiter Apple, também veterano dos palcos _fez parte das bandas TNT e Cascavelettes, nos anos 80_, que toca após Wildner, é mais conhecido como um criador de estúdio.

Seus últimos dois álbuns solo, "A Sétima Efervescência" e "Plastic Soda", chamaram a atenção da crítica pela sofisticação e inventividade.

Apple também tem um disco engatilhado, "Apartment Jazz", um "projeto paralelo" totalmente instrumental. "Queria lançar esse e mais um outro, cantado, que 'linkaria' os outros dois, ainda este ano, mas acho que não vai dar", diz. O novo disco cantado seria o fecho de uma trilogia? "É uma boa pergunta."

Segundo o músico, o show de desta quarta trará algumas músicas novas, que nem foram tocadas no show que fez no mesmo Blen Blen há dois meses, quando se apresentou com os pernambucanos do Sheik Tosado.

Os dois músicos vão arriscar uma jam no palco de hoje? "Só vai dar para saber na hora", diz Wildner. "Já tocamos juntos antes, há alguns anos, mas o som dele muda sempre, acho ele um gênio."

Apple também não nega a possibilidade, mas a deixa ao acaso. "Depende da quantidade de cerveja que a gente tomar", diz, brincando. "Existe a sintonia de cena, talvez role."
(MARCELO VALLETTA)

Show: Wander Wildner e Jupiter Apple
Quando: nesta quarta, a partir das 23h
Onde: Blen Blen Brasil (r. Inácio Pereira da Rocha, 520, Pinheiros, tel. 212-9333)
Quanto: R$ 10

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página