Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/06/2004 - 22h17

Cultura ganha enfoque social em Fórum realizado em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

Discutir a cultura para oferecer novas formas de cooperação internacional e destacar a relação que as atividades artísticas têm com o desenvolvimento das sociedades. Essa é a proposta do Fórum Cultural Mundial - Brasil 2004, que acontece em São Paulo de 26 de junho a 4 de julho.

Com quatro ações --convenção global, mostra artística, feira de idéias e oportunidades e fórum virtual--, o Fórum pretende abrir um diálogo entre os países do hemisfério Sul para estimular a cooperação cultural entre América Latina, África, Caribe, regiões do Pacífico, do Mediterrâneo e do Oriente Médio.

Para fazer como que as atividades culturais e artísticas não tenham apenas um caráter de entretenimento, mas assumam uma função de transformação social, o evento pretende criar uma plataforma para desenvolver valores éticos, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e coexistência global pacífica.

Seis conferências, 24 debates e 40 atividades associadas constituem a convenção global --um espaço de reflexão sobre as perspectivas culturais e as realidades sociais. Participam das atividades acadêmicos, intelectuais, cientistas e educadores. Entre os nomes já confirmados estão o cineasta argentino Fernando Solanas e o israelense Amos Gitai, o sociólogo brasileiro Emir Sader e o nigeriano Okwui Enwezor e o filósofo francês Nicolas Borraiaud.

Em cinco dias de conferências e debates, a convenção terá seis temas: "Cultura e Desenvolvimento Social: Partilhando Responsabilidades", "Identidade e Autonomia: Desenhando Novas Cartografias", "Conhecimento, Educação e Solidariedade: Dimensões Culturais de um Novo Tempo", "Diversidade Cultural: Patrimônios e Paradigmas da Humanidade", "Economia e Cultura: Produção e Circulação de Valores" e "Novas Configurações do Mundo: O Impacto sobre a Gestão e Administração da Cultura".

Frentes

A mostra artística terá mais de 90 atrações musicais, teatrais, cinematográficas e de artes plásticas apresentadas no Teatro Municipal, em 15 unidades do Sesc, no Centro Cultural São Paulo, em institutos e museus.

Neste domingo (27), o cantor franco-espanhol Manu Chao e o ministro da Cultura, Gilberto Gil, fazem um show gratuito no parque Ibirapuera para abrir oficialmente o Fórum Cultural Mundial.

O multiinstrumentista Hermeto Pascoal, acompanhado do flautista Zabé da Loca, se apresenta terça (29) e quarta (30) nos Sesc Pompéia e Santo André, respectivamente.

O flautista Altamiro Carrilho e a Banda de Pífanos de Caruaru, o cantor angolano Bonga e o baiano Riachão, o cantor e rabequeiro Mestre Salustiano, o Trio Curupira e o músico nigeriano Tonny Allen e a cantora brasileira Sandra de Sá estão entre as outras atrações musicais da programação.

Os espetáculos "CV Matrix 25", da companhia cabo-verdiana Raiz Di Polon, e "Samwaad", do brasileiro Ivaldo Bertazzo, com elenco formado por jovens de ONGs paulistanas, são os destaques da dança.

A programação cinematográfica terá duas mostras, uma com 22 longas, no CineSesc, e outra em homenagem aos 20 anos do Fonds Sud Cinema (instituição criada pela França para apoiar o cinema em países do Sul), no Cineclube Directv. Entre eles estão os brasileiros "Central do Brasil", de Walter Salles (1998), "Babilônia", de Eduardo Coutinho (2000), "Madame Satã", de Karim Ainouz (2002), o israelo-americano "Promessas de Um Mundo Novo", de Justine Shapiro, e o iraniano "Quadro-Negro", de Samira Makhmalbaf.

Peças teatrais de diretores renomados, como os brasileiro Aderbal Freire-Filho ("O Que Diz Molero") e Antunes Filho ("Prêt-à-Porter 5"), dividem espaço com grupos novos, entre eles o campineiro Matula Teatro ("Versão Vida Cruel"). Os portugueses da cia. A Barraca trazem para o Brasil uma montagem de "A Relíquia", de Eça de Queiroz.

"Pablo Neruda: Navegação e Regresso", mostra comemorativa do centenário do nascimento do poeta chileno, é um dos destaques da literatura, ao lado do cantor e compositor Lirinha, do Cordel do Fogo Encantando, que lerá trechos do livro "Morte e Vida Severina", do poeta João Cabral de Melo Neto.

Instalada em uma área de 7.000 m2 no pavilhão do Anhembi, a feira de oportunidades acontece de 30 de junho a 3 de julho e servirá como um espaço de manifestações e troca de informações sobre cultura. Haverá shows musicais, lançamentos de livros e uma exposição fotográfica.

Quem não puder participar das atividades do fórum contará com um espaço virtual. No site (www.forumculturalmundial.org), os internautas poderão entrar em alguma das seis salas virtuais e participar de debates on-line sobre os temas tratados na convenção global.

O Fórum Cultural Mundial - Brasil 2004 é promovido pelo Ministério da Cultura, Sesc São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Cultural Via Magia e Ford Foundation.

FÓRUM CULTURAL MUNDIAL
Quando:
26 de junho a 4 de julho
Informações: 0/xx/11/3179-3600 ou www.forumculturalmundial.org

Especial
  • Fique por dentro do Fórum Cultural Mundial e conheça suas atrações
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o Fórum Cultural Mundial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página