Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2004 - 05h16

"Diálogos Impertinentes" discutem hoje "O Ocultismo"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A série "Diálogos Impertinentes" apresenta hoje, às 21h, o debate "O Ocultismo", no auditório do Sesc Pompéia (r. Barão do Bananal, s/nº, esquina com a r. Clélia, Pompéia, São Paulo).

Participam da discussão a astróloga e colaboradora da Folha de S.Paulo Barbara Abramo e Silas Guerreiro, professor do departamento de teologia da PUC-SP. A mediação será de Mario Sergio Cortella, também professor do Departamento de teologia da PUC-SP.

O programa é transmitido pela Rede Sesc/Senac de Televisão, pelos canais 3 da Net São Paulo e da Sky, pelo canal 211 da DirecTV e pelo canal 62 da Cambras.

Na última edição da série, no dia 31 de maio, Dulce Critelli, professora do departamento de filosofia da PUC-SP, discutiu o tema "A Individualidade" com Agnaldo Farias, professor do curso de arquitetura e urbanismo da USP-São Carlos. O evento também foi mediado por Mario Sergio Cortella, junto com Bell Kranz, editora do Folha Equilíbrio.

Questionada sobre a oposição entre cultura de massas e individualidade, Critelli disse que a segunda era "muito maltratada". "É preciso diferenciar individualidade e individualismo. A cultura de massas não puxa pela individualidade, ela apela para uma vida muito individualista, cada um pensando em si."

Farias afirmou que as pessoas não se identificam mais com as cidades em que vivem, nem entre elas próprias. "Todos vivem enclausurados em seus próprios mundos, o que torna a vida e as experiências cada vez mais pobres", disse.

O professor da USP explicou que o estranhamento, que faz com que as pessoas se dêem conta de sua individualidade, advém de algo que não funciona, incomoda. Para Critelli, a sociedade de consumo é tão sedutora que é incapaz de provocar estranhamento. "Não existe individualidade, só individualismos", afirmou.

A série "Diálogos Impertinentes" é promovida pela Folha, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre "Diálogos Impertinentes"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página