Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2004 - 13h47

Walter Salles participa dos Encontros de Cinema de Paris

Publicidade

da France Presse, em Paris

O cineasta Walter Salles é um dos convidados dos Encontros Internacionais de Cinema de Paris, que realiza a 10ª edição entre 2 e 11 de julho. O pioneiro do cinema de ação coreano Chung Chang-Wha e a atriz francesa Karin Viard também estão entre os convidados.

Nesta 10ª edição, os Encontros apresentam 60 filmes, "uma programação apaixonadamente dedicada ao cinema autoral e à descoberta de novos talentos", que inclui uma seleção de filmes ficção e documentários que disputam o Grande Prêmio do Público.

Para celebrar seus dez anos, o festival homenageará dois premiados anteriores com o Grande Prêmio do Público: Walter Salles, o primeiro laureado em 1995 com "Terra Estrangeira", que apresentará seu "Diários de Motocicleta" --um filme que relata a viagem do jovem Ernesto Guevara antes de se tornar o "Che"; e o francês Laurent Cantet, consagrado em 1999 por "Recursos Humanos", que apresentará quatro filmes.

Uma homenagem especial será dedicada à atriz francesa Karin Viard ("Beije Quem Você Quiser").

O público dos Encontros terá também a chance de descobrir uma figura lendária do cinema de ação coreano, Chung Chang-Wha que junto, com as firmas de produção de Hong Kong Shaw Brothers e Golden Harvest, foi um dos pioneiros dos filmes de artes marciais dos anos 70.

Os Encontros homenagearão, ainda, a BBC, através dos cineastas britânicos Stephen Frears e Mike Leigh, que realizaram seus primeiros filmes de crítica social graças à emissora de TV britânica.

Descobridores de novos talentos ou obras originais de cineastas confirmados e 20 longa-metragens estão na competição pelo Grande Prêmio do Público.

Entre os documentários em disputa está o brasileiro "Justiça", de Maria Ramos. Integram também a mostra competitiva os filmes "Días de Santiago", primeiro longa do peruano Josué Méndez, "Avanim" (França/Israel), "Il Ritorno di Cagliostro", de Daniele Cipri e Franco Maresco (Itália), "The Saddest Music in The World", de Guy Maddin (Canadá), "Le Génie Helvétique" (Suíça), "In The Dark", de Sergei Dvortsevoï, "South of The Clouds", do chinês Zhu Wen, "In Your Hands", da dinamarquesa Anette K. Olesen e "Cantando Dietro i Paraventi", do italiano Ermanno Olmi.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Walter Salles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página