Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2004 - 03h30

Paris homenageia obra de Walter Salles

Publicidade

KÊNYA ZANATTA
free-lance para a Folha de S.Paulo, em Paris

A mais cinéfila das capitais européias acolhe desde ontem o 2º Festival Paris Cinéma, que até 13 de julho apresentará 400 filmes em 30 salas da cidade.

Ponto alto da programação, os Encontros Internacionais de Cinema em Paris festejam seu décimo aniversário com uma homenagem a Walter Salles, vencedor do 1º Grande Prêmio do Público com "Terra Estrangeira", em 95.

O cineasta apresentará seu mais recente filme, "Diários de Motocicleta", um dos 24 longas inéditos em competição, e o público poderá ainda ver ou rever "Socorro Nobre" (95), "Central do Brasil" (98) e "O Primeiro Dia" (99).

Ainda na seleção oficial, que inclui os novos filmes de Ken Loach, "Just a Kiss", e de Ermanno Olmi, "Cantando Dietro i Paraventi", a cineasta Maria Ramos apresenta o documentário "Justiça".
Outro destaque é a retrospectiva das criações dos estúdios Shaw Brothers, de Hong Kong, que produziram alguns dos mais cultuados filmes de kung fu dos anos 70.

Fonte de inspiração de Quentin Tarantino em "Kill Bill", revisitado pelos irmãos Wachowski em "Matrix" e por Ang Lee em "O Tigre e o Dragão", o estilo Shaw Brothers deve muito ao talento do coreano Chung Chang-wha, pioneiro dos filmes de artes marciais, que será homenageado em uma retrospectiva paralela.

Apostando na diversidade, o festival, criado pelo prefeito Bertrand Delanoë e presidido pelo cineasta Costa-Gavras, inclui ciclos temáticos, homenagens a Oliver Stone, Fernando Solanas e Jean-Paul Belmondo, uma gincana baseada na memória cinematográfica de Paris e um baile de encerramento. O desafio dos organizadores é superar os quase 70 mil espectadores da primeira edição.

Na onda do festival, os franceses deverão se render ao Brasil no próximo ano. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o embaixador da França no Brasil, Jean de Gliniasty, lançam hoje, no auditório do Complexo Cultural do MinC, o Ano do Brasil na França-2005.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Walter Salles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página