Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2004 - 16h48

Estado do cartunista Ziraldo é "estável", diz boletim médico

Publicidade

da Folha Online

O cartunista mineiro Ziraldo Alves Pinto, 71, foi submetido nesta manhã, no Hospital Pró-Cardíaco, no Rio, a um procedimento cirúrgico para melhorar a irrigação sangüínea na artéria coronária e está "clinicamente bem" e "estável", segundo boletim médico divulgado nesta tarde.

Durante a intervenção, que teve duração de uma hora, foram colocadas três endopróteses ("stent", uma espécie de mola que dilata o vaso) na artéria descendente anterior. A cirurgia foi realizada com sucesso no Laboratório de Intervenção Cardiovascular, na Unidade Coronariana do Hospital Pró-Cardíaco, onde Ziraldo está internado desde segunda-feira (28).

Ana Ottoni/Folha Imagem

O cartunista mineiro Ziraldo
O cartunista foi internado domingo à tarde no Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR), com fortes dores no peito, e submetido a um cateterismo para a desobstrução de uma artéria.

Ele estava na cidade para o lançamento da segunda edição do Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu, que aconteceu sexta-feira (25).

Transferido na segunda-feira para o Pró-Cardíaco, no Rio, passou por uma cintilografia miocárdica --exame que permite a visualização dos órgãos internos por mapeamento.

Nascido em Caratinga, Minas Gerais, em 24 de outubro de 1932, Ziraldo Alves Pinto começou sua carreira em jornais e revistas na década de 1950. Além de cartunista e escritor, Ziraldo também é jornalista, pintor, teatrólogo e chargista.

Ziraldo despontou nos anos 60 com o lançamento da revista em quadrinhos "A Turma do Pererê" e depois com o jornal "O Pasquim". Nos anos 80, dedicou-se à produção de livros para crianças, com destaque para "O Menino Maluquinho".

Leia o boletim médico divulgado hoje pelo Hospital Pró-Cardíaco:

"O sr. Ziraldo Alves Pinto, 71 anos, que está internado na Unidade Coronariana do Hospital Pró-Cardíaco foi submetido, esta manhã, a novo estudo hemodinâmico das artérias coronárias com colocação de três endopróteses ("stent") na artéria descendente anterior.

O procedimento realizado com sucesso, no Laboratório de Intervenção Cardiovascular, durou aproximadamente uma hora. O Sr. Ziraldo permaneceu sedado todo o tempo.

Continua clinicamente bem, estável e acompanhado por seus familiares.

Dr. Marcelo Fabrício"

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Ziraldo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página