Publicidade
Publicidade
01/07/2004
-
17h41
IVAN DELMANTO
especial para a Folha Online
No segundo relato da viagem que faz pelo interior do Brasil, o Teatro da Vertigem questiona como aplicar a experiência do conhecimento local no trabalho que deseja desenvolver. Acompanhe:
Quinta-feira, 1º/07/2004: Reflexões preliminares
Este diário tem sido até aqui um relato do olhar. A questão que se coloca agora é como pensar a experiência para além dos olhos, situando-a na ação.
Como interagir com as cidades encontradas sem desfigurar a pesquisa? Como ser mais que um contemplador de paisagens ou um agressivo coletor (e predador) de informações?
Trata-se, no fundo, de estabelecer uma nova relação entre sujeito e objeto. Uma relação que tenha como pressupostos o movimento e a transformação mútuas.
Estrada de pó
Brasília. Caminhos. O céu branco de tão azul. O desolador infinito plano do cerrado. O verde febril de tão amarelo. Os troncos finos e destorcidos, cabelos em pé. O azul do céu vai se cruzar com a cor das terras, abraçando-se em um infinito único. Este infinito é Brasília.
Planos, planos e planos. Desabitações. Sou ínfimo, por estes sem fins, e me escondo, acuado, pelas estradas retas, cegas. Brasília sistematizou este totalitarismo do vasto plano. Tudo é espaço, nada é tempo.
A vegetação me impressiona e me confina. Estou preso nestes galhos que se transformam em minhas mãos, sou árvore de cabelos em pé e assim espero habitar Brasília. (meus pêlos, endurecidos, saltam, tentando alcançar o céu).
As águas por aqui parecem olhos
A esmo
De uma terra que procura
Lábios duros
Ver a si mesma
Como fértil
Ivan Delmanto é pesquisador e coordenador teórico e de dramaturgismo do projeto Vertigem BR3, do Teatro da Vertigem. Escreve periodicamente um "Diário de Viagem" para a Folha Online, narrando a experiência do grupo pelo interior do Brasil
Especial
Saiba tudo sobre o diário de viagem do Teatro da Vertigem
Arquivo: saiba o que já foi publicado sobre o Teatro da Vertigem
Como interagir com as cidades sem desfigurar a pesquisa?
Publicidade
especial para a Folha Online
No segundo relato da viagem que faz pelo interior do Brasil, o Teatro da Vertigem questiona como aplicar a experiência do conhecimento local no trabalho que deseja desenvolver. Acompanhe:
Quinta-feira, 1º/07/2004: Reflexões preliminares
Este diário tem sido até aqui um relato do olhar. A questão que se coloca agora é como pensar a experiência para além dos olhos, situando-a na ação.
Como interagir com as cidades encontradas sem desfigurar a pesquisa? Como ser mais que um contemplador de paisagens ou um agressivo coletor (e predador) de informações?
Trata-se, no fundo, de estabelecer uma nova relação entre sujeito e objeto. Uma relação que tenha como pressupostos o movimento e a transformação mútuas.
Estrada de pó
Brasília. Caminhos. O céu branco de tão azul. O desolador infinito plano do cerrado. O verde febril de tão amarelo. Os troncos finos e destorcidos, cabelos em pé. O azul do céu vai se cruzar com a cor das terras, abraçando-se em um infinito único. Este infinito é Brasília.
Planos, planos e planos. Desabitações. Sou ínfimo, por estes sem fins, e me escondo, acuado, pelas estradas retas, cegas. Brasília sistematizou este totalitarismo do vasto plano. Tudo é espaço, nada é tempo.
A vegetação me impressiona e me confina. Estou preso nestes galhos que se transformam em minhas mãos, sou árvore de cabelos em pé e assim espero habitar Brasília. (meus pêlos, endurecidos, saltam, tentando alcançar o céu).
As águas por aqui parecem olhos
A esmo
De uma terra que procura
Lábios duros
Ver a si mesma
Como fértil
Ivan Delmanto é pesquisador e coordenador teórico e de dramaturgismo do projeto Vertigem BR3, do Teatro da Vertigem. Escreve periodicamente um "Diário de Viagem" para a Folha Online, narrando a experiência do grupo pelo interior do Brasil
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice