Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2004 - 09h57

"Diários de Motocicleta" abre 1º Festival de Filmes de Ramallah

Publicidade

BIANCA KESTENBAUM BANAI
Especial para a Folha Online, em Tel Aviv

O filme "Diários de Motocicleta", de Walter Salles, abre nesta quinta-feira (8) o primeiro Festival Internacional de Filmes em Ramallah.

A mostra exibirá, durante sete dias, 70 filmes estrangeiros de diversos países europeus, árabes, latino-americanos e de língua inglesa. Além da recente produção de Walter Salles, "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, também está na programação do evento.

O festival tem apoio do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, Associação de diretores e produtores italianos, Fundação Cultural Européia, missões diplomáticas inglesa, espanhola, italiana, do governo palestino, entre outros.

O festival conta ainda com vários filmes palestinos produzidos em Gaza e cidades da Cisjordânia, que relatam o cotidiano sob ocupação militar israelense, a falta de esperança, a destruição após as incursões de Israel e a luta diária pelos direitos humanos.

Além da mostra de filmes, o festival organizou inúmeras atividades alternativas como conferências, sessões especiais para jovens palestinos e workshops com diretores europeus convidados para o evento em Ramallah.

Para o diretor Adam Zuabi, o primeiro festival de Ramallah é mais do que um festival de filmes, mais do que uma oportunidade para "viajar" para outras realidades, conhecer novas pessoas e sociedades; é o desenvolvimento do setor cinematográfico palestino pelo povo palestino.

"Diários de Motocicleta"

Premiado pelo Júri Ecumênico do Festival de Cannes, o filme de Walter Salles é falado em espanhol e produzido pelo ator e diretor norte-americano Robert Redford.

"Diários de Motocicleta" foi baseado no relato do revolucionário cubano Che Guevara e mostra a viagem que ele fez ao lado de um amigo por vários países da América Latina.

Filmado na Argentina, Chile e Peru, o filme acompanha a viagem de dois jovens, Guevara --interpretado pelo mexicano Gael García Bernal-- e seu amigo Alberto Granado --interpretado pelo argentino Rodrigo de la Serna--, em uma travessia que marcará suas vidas para sempre.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre "Diários de Motocicleta"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página