Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2000 - 16h33

Rede Globo investe em jornalismo rural diário

Publicidade

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

Depois de 20 anos no ar, o programa semanal Globo Rural ganha uma versão diária. A partir do dia 9 de outubro a Rede Globo começa a exibir o telejornal de segunda a sexta-feira, às 6h30, com 15 minutos de duração.

Segundo o diretor de jornalismo da Globo em São Paulo, Amauri Soares, com o Globo Rural, que será produzido em São Paulo, "vamos virar o jogo contra o Rio na disputa por espaço na grade", disse.

Atualmente, a central de jornalismo do Rio é responsável por dois telejornais de rede ("Jornal Nacional" e "Bom Dia Brasil") e São Paulo é responsável por três ("Globo Rural", "Jornal Hoje" e "Jornal da Globo").

A estrela do novo telejornal diário será a meteorologia, que será especializada para o agricultor. Segundo o diretor do programa, Humberto Pereira, o novo Globo Rural "dedicará o maior espaço para a previsão do tempo dentro da televisão aberta no Brasil".

O telejornal utilizará informações e imagens de dois satélites e, além de apresentar a previsão para o dia, vai lembrar o volume e a distribuição das chuvas do dia anterior e dos próximos 5 e 10 dias.

Além da meteorologia ganham destaque também informações sobre cotações de produtos da agro-indústria como o café, o boi e a soja.

Outra novidade do programa é a estréia de Rosana Jatobá, 29, como apresentadora e Lucio Sturm, 33, apresentando a previsão do tempo.

Previsto para ir ao ar no mês passado, o programa teve sua estréia adiada por causa da Olimpíada, mas, segundo Pereira, a decisão de colocar o diário no ar depois de 20 anos de existência do programa semanal se deve a um processo integrado. "A emissora detectou esse anseio no telespectador e analisou a viabilidade comercial e orçamentária do produto".

Para alimentar o jornal, a produção vai contar com material das 113 emissoras afiliadas da Globo, com a equipe do programa semanal (14 repórteres) e mais seis repórteres recém-contratados.

Segundo Amauri Soares, a emissora não estabeleceu uma meta com relação à audiência do programa que, aos domingos, atinge 12 pontos de audiência em São Paulo (um ponto equivale a 80 mil telespectadores na Grande São Paulo).

O "Globo Rural" de domingo continuará sendo feito com matérias inéditas, mas um bloco vai aprofundar os temas abordados durante a semana. A apresentação da edição dominical continuará a ser feita por Nélson Araújo e Helen Martins.

Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página