Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2004 - 16h51

Emissoras de TV da Espanha terão de destinar parte do lucro ao cinema

Publicidade

da France Presse, em Madri

As emissoras de televisão da Espanha terão de destinar 5% de seus lucros de exploração ao financiamento de filmes nacionais e europeus, segundo um decreto aprovado hoje pelo governo espanhol, anunciou a vice-presidente do executivo, María Teresa Fernández de la Vega.

O decreto real, aprovado pelo conselho de ministros, reserva para o cinema espanhol pelo menos uns 60% da arrecadação obtido por este meio.

"O objetivo concreto da medida é esclarecer como se deve calcular quanto dinheiro as televisões devem investir e em que tipo de filmes se pode investir", explicou Fernández de la Vega.

"A decisão vem dar a segurança jurídica necessária para o cumprimento desta obrigação estabelecida por lei", informou o executivo em um comunicado.

"É uma notícia importante para nossa indústria e para as próprias televisões, que poderão contar com melhores produtos e maiores audiências", disse a presidenta da Academia Espanhola de Cinema, Mercedes Sampietro.

"Se trata de um êxito para todo o audiovisual de nosso país", disse o presidente da Federação de Produtores da Espanha.

Por outro lado, a União de Televisões Comerciais Associadas (Uteca) lamentou a decisão do governo, ao qual acusou de impor uma obrigação legal que "não faz nada além de piorar ainda mais as coisas e que não contribuirá para que o cinema espanhol melhore".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página