Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2004 - 10h24

Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes 2004 vai para Paco de Lucía

Publicidade

da Folha Online

O violonista espanhol Paco de Lucía foi anunciado hoje como vencedor do Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes 2004, depois que o júri escolheu entre as 39 candidaturas de 18 países.

O sexto prêmio das oito categorias previstas para a 24ª edição da prestigiosa premiação, que concede 50 mil euros ao vencedor, foi para Lucía porque o violonista "transcendeu fronteiras e estilos e é hoje um músico de dimensão universal", explicou a comissão.

O júri destacou também que, a partir do violão flamenco, Lucía se aprofundou no repertório clássico espanhol --de Albîniz a Falla--, na emoção da bossa nova e no sentimento do jazz.

"Tudo o que se pode expressar com as seis cordas do violão está em suas mãos, que se movimentam com a emocionante profundidade da sensibilidade e a limpeza da máxima honradez interpretativa", argumentou o júri.

A candidatura de Francisco Sánchez Gómez, nome de batismo de Lucía, havia sido apresentada pelo prefeito de Algeciras, cidade em que o artista nasceu em 1947, a presidente da Sociedade Geral de Autores e Editores (SGAE), Ana Diosdado, o advogado Antonio Garrigues Walker, e o presidente da Sociedade de Artistas, Intérpretes e Executantes (AIE, na sigla em espanhol), Luis Cobos.

Entre as candidaturas que competiram com Lucía, estavam a cantora mexicana Chavela Vargas, o músico americano Bruce Springsteen, o compositor britânico Andrew Lloyd Webber, os cineastas Ingmar Bergman e Pedro Almodóvar, e o bailarino francês Maurice Bîjart.

Com informações da France Presse

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Paco de Lucía
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o Prêmio Príncipe de Astúrias das Artes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página