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15/07/2004 - 04h01

Programa debate best-sellers

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CASSIANO ELEK MACHADO
da Folha de S.Paulo

Vende mais porque está sempre fresquinho ou está sempre fresquinho porque vende mais? Esse dilema estabelecido em um reclame de biscoitos nos anos 80 é o fio condutor da edição desta noite de "O Mundo da Literatura", que discute os best-sellers.

O programa, dirigido e apresentado por Ricardo Soares, foi atrás da fórmula secreta encontrada por alguns poucos Sidney Sheldons e Paulo Coelhos do milagre da multiplicação dos livros.

Não adianta, aspirante a escritor, pegar a caneta e o bloquinho. A conclusão do programa é de que o best-seller é um mistério.

"O livro tem de ser bom e atender à expectativa do leitor, que nunca se sabe qual é", diz Luciana Villas-Boas, que há uma década trocou o jornalismo de literatura pela direção de uma das editoras do país, a Record.

Responsável direta por um dos mais recentes fenômenos "best-selleriais" do país, a aparição fulgurante de Lya Luft, Villas-Boas fala de três vetores que podem ajudar (mas não resolver) o estouro de um livro.

Investimento em propaganda ajuda, não tanto na sedução do leitor, mas na sinalização ao livreiro de que a editora está investindo naquilo --o que ajuda na fundamental exibição do livro nas prateleiras. A imprensa, para Villas-Boas, tem papel mais importante. Indispensável, porém, e menos previsível, é o boca a boca.

Rinaldo Gama, o outro entrevistado, também conhecedor do livro por diversos ângulos, vê as coisas de modo diferente. "O público de best-sellers é pouco influenciado pela mídia." Ele diz que o peso de um texto que "bata" no best-seller é "nulo". "Público de best-seller não lê resenha", afirma o editor de uma das melhores publicações sobre as letras daqui, os "Cadernos de Literatura Brasileira" (Inst. Moreira Salles).

Diz que o best-seller em si não é problema. "As pessoas se preocupam em ler o atual e se esquecem do permanente." Eis o "xis": o leitor busca o "sempre fresquinho" (que, assim, vende mais).

O MUNDO DA LITERATURA
Quando:
hoje, às 23h30
Onde: Rede SescSenac

Especial
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