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21/07/2004 - 08h37

Anima Mundi desembarca hoje em São Paulo

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da Folha de S.Paulo

Chegou a vez de São Paulo. Após dez dias no Rio de Janeiro, o festival Anima Mundi desembarca hoje na Fundação Bienal de São Paulo para a sua 12ª edição.

Numa versão mais compacta em relação à carioca, o evento se estende até domingo próximo, dividido em três salas de projeção montadas especialmente para o evento no prédio do Ibirapuera.

No cardápio de curtas do dia, já podem ser vistas as produções premiadas no Rio, como o australiano "Harvie Krumpet" --que também levou o Oscar-- e o divertido "Creature Comforts 'Cats or Dogs?'", animação de massinha simulando um documentário que pergunta a cães, gatos, ratos e até pulgas quem são os melhores: os primeiros ou os segundos. O curta, segundo lugar na preferência do público carioca, é cria da produtora do inglês veterano Nick Park.

Ainda no território da massinha, vale a pena abrir os olhos para "Calypso Is Like So", uma homenagem do francês Bruno Collet ao mundo do cinema e especialmente ao ator Robert Mitchum (1917-97).

Dois animadores ingleses convidados do evento participam do chamado Papo Animado, que possibilita a troca de idéias entre o artista e o público.

Dick Arnall, dono da produtora londrina Finetake e idealizador do Cambridge Animation Festival, é um deles. Um dos principais nomes da --por si só renomada-- animação inglesa, Arnall apresentará alguns curtas produzidos pela Finetake, que tem em seu cast de diretores Phill Mulloy e Ruth Lingford, personagens conhecidos do público do Anima Mundi passado.

Outro inglês que também veio ao Brasil neste ano e participa do Papo Animado hoje é Jonathan Hodgson, cujo currículo inclui além de curtas autorais, uma extensa gama de comerciais de televisão e videoclipes.

Já entre os longas-metragens é bom ficar atento. O coreano "Wonderful Days", único a ter duas sessões em São Paulo, será exibido pela primeira vez na sexta-feira e no sábado, ambos à meia-noite.

Todos os outros quatro serão exibidos no domingo, de uma tacada só. São eles o russo "Anão Narigão", o dinamarquês "O Menino que Queria Ser Urso", o francês "A Profecia dos Sapos" e o norte-americano "Cabelo em Pé", de Bill Plympton, este um pouco mais familiar entre os fãs de animação.

Para os mais interessados, durante todo o evento, haverá workshops e uma exposição com originais de animadores brasileiros, demonstrando o processo do storyboard até a arte final.

Especial
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