Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2004 - 14h02

Fórum das Culturas de Barcelona tem público abaixo do esperado

Publicidade

da France Presse, em Barcelona (Espanha)

O Fórum Universal das Culturas de Barcelona, que completa hoje 73 de seus 141 dias, registra um balanço positivo quanto à qualidade das propostas e negativo quanto ao número de espectadores, segundo os organizadores.

O que mais entusiasma os organizadores é a continuidade do evento, que parece estar garantida pelo desejo da cidade mexicana de Monterrey de abrigar a segunda edição em 2007.

Inaugurado no dia 8 de maio com a expectativa de receber cinco milhões de visitantes, o fórum não alcançará esse número ambicioso, mas já pode comemorar a qualidade dos diálogos e de alguns espetáculos, sobretudo os gratuitos.

O prefeito de Barcelona e presidente do Fórum-2004, Joan Clos, fez um resumo positivo do evento. "Apesar de não cumprir totalmente as expectativas de visitantes no recinto, o número é compensado pelo público que está assistindo as atividades do fórum na cidade", disse.

Clos reconheceu que o número de espectadores está um pouco abaixo do esperado inicialmente, por tratar-se de "um acontecimento novo", mas destacou a qualidade dos diálogos celebrados até o momento.

Os 30 diálogos realizados até o momento reuniram pessoas de quase todo o planeta (34.961 participantes de 173 países, mas 75% procedentes da Espanha). Entre as ausências de última hora estão o ex-presidente americano Bill Clinton e o líder espiritual dos budistas, o Dalai Lama.

Depois do sucesso do Parlamento das Religiões --que celebrou sua quarta reunião no fórum--, agosto receberá o Festival Mundial da Juventude, que deve contar com a presença de 10 mil jovens de diferentes associações de todo o mundo.

Todas as exposições já foram inauguradas e permanecerão abertas até setembro, algumas até outubro. O número de visitantes das 20 exposições na cidade se aproxima de 400 mil, o que fez com que os organizadores comemorassem a "popularização da cultura".

As estrelas da música também já deixaram sua marca no evento, como o brasileiro Carlinhos Brown, que transformou o Paseo de Gracia em cenário de Carnaval. Astros como Sting, Lenny Kravitz, Norah Jones, Bob Dylan, Alicia Keys e BB King também já se apresentaram na cidade espanhola.

Monterrey será provavelmente escolhida como sede da segunda edição do fórum, em 2007, graças ao apoio do presidente do México, Vicente Fox, que enviou uma carta ao fórum para dar o respaldo de seu governo à candidatura da capital de Nuevo León.

Com base na cultura, conhecimento e desenvolvimento sustentável, o projeto de Monterrey --que afirma que a cidade observará os erros de Barcelona para não repeti-los-- propõe um fórum de apenas 90 dias (de setembro a novembro), um orçamento menor (US$ 250 milhões) e uma previsão de visitantes mais reduzida (1,5 milhão de pessoas).

Monterrey, que conta com o apoio do governo mexicano, é a favorita em relação às outras duas candidaturas: a cidade japonesa de Fukuoka e a sul-africana de Durban.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre o Fórum das Culturas de Barcelona
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página