Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2004 - 20h46

Michael Moore participará de eventos paralelos à Convenção Democrata

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O cineasta Michael Moore estará presente na programação paralela à Convenção Nacional Democrata que acontecerá em Boston no início da próxima semana, durante a qual exibirá o polêmico filme "Fahrenheit 9/11", carregado de críticas ao presidente George W. Bush.

De acordo com seu agente, Moore foi convidado por um grupo parlamentar negro e pela gigantesca associação de funcionários públicos americanos, a Federação Americana dos Funcionários Públicos Municipais, Estaduais e Federais (AFSCME, sigla em inglês), após o sucesso de seu filme.

Na segunda-feira que vem, ele se pronunciará na Convenção e, na terça, apresentará seu documentário em Brookline (Massachusetts) aos membros da federação. Depois da sessão, haverá um debate entre os presentes.

Na quinta-feira, o diretor falará para cerca de 500 ativistas do grupo "Take Back America", em Cambridge, durante uma manifestação na qual o ex-candidato presidencial e ex-governador de Vermont Howard Dean também discursará.

"Estes grupos estão comprometidos com a defesa dos direitos humanos dos americanos, e seus esforços servem para nos lembrar que devemos e temos de fazer mais para garantir que este país não vai se separar dos ideais sobre os quais foi criado", afirmou Moore, que disse se sentir "muito honrado" de poder intervir na agenda paralela ao evento oficial.

A Convenção do Partido Democrata funcionará como uma espécie de campanha publicitária de quatro dias, com o objetivo de revitalizar a imagem de sua maior estrela, John Kerry, acusado de ser entediante.

Cerca de 35 mil delegados, convidados e jornalistas vão participar do evento, cujo local será transformado em um verdadeiro forte, com medidas inéditas de segurança previstas para a maior reunião política realizada nos Estados Unidos desde os ataques terroristas do 11 de Setembro de 2001.

Mais de 3.000 agentes de segurança locais e federais vão patrulhar intensamente a cidade de Boston (Massachusetts) e sua baía, após advertências de que a rede terrorista Al Qaeda pode tentar perturbar as eleições americanas.

A convenção, realizada de quatro em quatro anos por cada partido para indicar oficialmente seu candidato à presidência, assim como seu vice, promete poucas surpresas, visto que a chapa John Kerry-John Edwards já é conhecida.

Sua missão durante quatro dias e noites de festa e debate político, cujo custo está estimado em cerca de 100 milhões de dólares, será, na verdade, apresentar aos americanos o melhor de Kerry, senador por Massachusetts e veterano da guerra do Vietnã.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Michael Moore
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página